Nova Diretoria Executiva do Sintuperj realiza evento em homenagem aos técnicos do Hupe

A manhã desta terça-feira, 22/01, foi marcada por comemorações e homenagens aos servidores técnico-administrativos do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj. O Anfiteatro Ney Palmeiro foi palco de uma confraternização da qual participaram a nova Diretoria Executiva do Sintuperj e os membros da nova Delegacia Sindical Sintuperj/Hupe, que iniciam seus trabalhos após voto de confiança da comunidade do Hospital.

A celebração foi marcada pelas falas dos novos coordenadores gerais do Sintuperj, Cássia Gonçalves Santos, Regina de Fátima de Souza e André Furtado, que compuseram a mesa. Ainda no início do evento, a nova Diretoria Executiva do Sintuperj convidou o ex-coordenador geral Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) para homenageá-lo pelos serviços prestados e por todo o ensinamento aos mais novos na luta sindical.

Iniciando as falas, a coordenadora Cássia Gonçalves Santos agradeceu a presença dos trabalhadores do Hupe no evento, lembrando que muitos não puderam estar presentes, principalmente os da área de Enfermagem, por estarem dedicados aos cuidados com os pacientes nas primeiras horas de plantão. Em seguida, a coordenadora relembrou seu início na luta sindical, por uma provocação do amigo e companheiro de setor Jorge Gaúcho que a fez se candidatar para a Delegacia Sindical Hupe e logo depois à Diretoria Executiva do Sintuperj. E finalizou sua intervenção agradecendo todos os ensinamentos daquele que, segundo suas palavras, “é um doutor em tirar leite de pedra e conquistar direitos para os servidores da Uerj”.

Após a fala de Cássia, a palavra foi passada para a também coordenadora geral Regina de Fátima de Souza, que ressaltou a responsabilidade de assumir uma gestão de sindicato após votação expressiva, na qual 62% dos votantes deram um voto de confiança para a continuidade do trabalho. Em seguida, a coordenadora falou sobre todo o aprendizado à frente do Sintuperj, que trouxe experiências engrandecedoras para sua militância – inclusive ressaltando que “jamais imaginou enfrentar bombas de gás e spray de pimenta em manifestações” – e apontou Gaúcho como uma peça fundamental para todo esse aprendizado. E finalizando, Regina reafirmou o compromisso em trabalhar para que os trabalhadores do Hupe, que também foi o ponto inicial de sua jornada como servidora da Universidade, tenham cada vez mais conquistas.

Encerrando as falas dos novos membros da Diretoria Executiva, o coordenador geral André Torres, ressaltou a importância da categoria abraçar a luta dos trabalhadores como um todo e caminhar junto aos representantes do Sindicato para alcançar as conquistas. O coordenador ressaltou que em 20 anos como servidor da Uerj sempre esteve como base, e confessou que ainda sente um certo “desconforto” por estar na posição de dirigente sindical, mas afirmou que está aberto ao diálogo para construir junto com os trabalhadores uma luta sindical ampla e fraterna.

Após as falas dos coordenadores gerais do Sintuperj, a palavra foi passada para o ex-coordenador Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho), que iniciou seu momento agradecendo todos aqueles que caminharam ao seu lado para que as lutas da categoria de técnico-administrativos fossem vitoriosas. Em seguida, Gaúcho relembrou seu início na vida sindical, motivado por um incômodo contra as injustiças que estavam sendo cometidas contra os profissionais da área de Enfermagem (Técnicos e Auxiliares), e ressaltou que sua luta rendeu frutos não só para os profissionais dessa área, mas para todos os servidores técnico-administrativos da Uerj (primeiro Plano de Carreira dos técnicos da Uerj – Lei 4.796 de 2006; reformulação do Plano de Carreira – Lei 6.701 de 2014; e aperfeiçoamento do Plano – Lei 7.426 de 2016). O ex-coordenador finalizou sua fala chamando a atenção para os perigos que estão expostos os técnicos da Uerj e do Hupe, com um documento que está circulando nas redes sociais e pode trazer problemas de ordem financeira para os trabalhadores (saiba mais no Boletim Sintuperj 392), documento este que o Sintuperj não tem responsabilidade sobre sua existência e alerta para que os servidores não coloquem seus direitos em risco.

Ao final da cerimônia, os presentes no Anfiteatro Ney Palmeiro foram agraciados com um coffee-break, maneira encontrada pela Diretoria Executiva do Sintuperj para homenagear os trabalhadores que depositaram um voto de confiança para a nova gestão do Sindicato e dedicam suas vidas no atendimento à população do Estado do Rio de Janeiro, desempenhando seu melhor trabalho no Hospital Universitário Pedro Ernesto.