A manhã da última quarta-feira, 10/01, foi marcada pela cerimônia de posse da nova reitoria da Uerj. Em evento realizado no Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado, a reitora eleita, Gulnar Azevedo, e o vice-reitor eleito, Bruno Deusdará, foram empossados pelo governador Cláudio Castro e pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto, chanceler e vice-chanceler da universidade, respectivamente. O Sintuperj marcou presença no evento através de sua coordenadora geral, Regina Souza.
A cerimônia de posse ocorreu no Salão Nobre do palácio, e contou com a presença de diversas autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais, além de convidados de diversos setores da Uerj. O início do evento se deu com a palavra do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto, que ressaltou a importância da universidade para o desenvolvimento científico e a superação de desafios do Estado do Rio de Janeiro.
Após a palavra do secretário, se deu a leitura do termo de posse e a assinatura do livro, o que marca efetivamente a posse da reitora e do vice-reitor. Gulnar Azevedo, Bruno Deusdará e o governador Cláudio Castro, respectivamente, realizaram a assinatura do livro simbolizando a investidura nos respectivos cargos.
Em seguida à assinatura, a palavra foi passada para o vice-reitor, Bruno Deusdará, que fez um apanhado de sua trajetória na Uerj, que iniciou como estudante do Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/Uerj) e chegou a docência, que o mesmo exerce do Instituto de Letras da universidade. Bruno ressaltou que toda sua trajetória familiar e sua estrita ligação com a Uerj criaram um sentimento de que sua atuação profissional deverá sempre ser dedicada à melhoria e avanços da instituição.
A reitora Gulnar Azevedo, em sua fala, exaltou a autonomia e a democracia universitária, assim como a manifestação da vontade da comunidade uerjiana, que pôde de maneira livre exercer o direito de escolher um dos projetos apresentados pelas chapas nas eleições gerais da Uerj. A nova reitora se comprometeu a dedicar todos os esforços para o crescimento da universidade, de maneira plural e democrática, com diálogo constante e aberto com todos os setores.
Finalizando o evento, o governador Cláudio Castro também exaltou a democracia universitária e apontou que o fato da posse da nova reitoria ser realizada no Palácio Guanabara é um ato que mostra que o Governo do Estado seguirá com o diálogo aberto junto à reitoria da Uerj em busca da melhora constante das condições da instituição e de sua comunidade. Castro ressaltou que mesmo com as limitação impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) o Estado cumpriu todos os compromissos assumidos com a Uerj, e seguirá buscando condições para cumprir do que ainda estão pendentes.
A reitora Gulnar Azevedo e o vice-reitor Bruno Deusdará assumem os respectivos cargos e serão os gestores da Uerj no quadriênio 2024-2027. A cerimônia de transmissão de cargos, na qual a antiga reitoria passará definitivamente o comando da Administração Central da universidade para os representantes eleitos, está prevista para o dia 19/01.