A coordenadora geral do Sintuperj Regina Souza e a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, Bianca Mantovani, participaram da recepção aos novos servidores da Uerj, nesta terça-feira (17/06). O evento faz parte do Ambiente-se, cerimônia realizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) para oficializar a posse dos convocados aprovados no concurso público.
Regina traçou um histórico de constituição do Sintuperj, fundado em 2000, que representa todos os trabalhadores das universidades públicas estaduais fluminenses. Ela também contextualizou as diversas lutas empreendidas pelo sindicato ao longo dos seus quase 25 anos de existência, como a implantação dos planos de carreira, entre outros direitos conquistados.
A coordenadora também ressaltou a importância dos trabalhadores se sindicalizarem, já que toda a luta demanda custos. Além de financiar a luta política dos trabalhadores, Regina também ressaltou benefícios da sindicalização como a disponibilidade de advogados para áreas diversas – com exceção para criminal – que os filiados têm direito após três meses de sindicalização.
Ela também falou sobre a “Cartilha contra o Assédio Moral”, produzida pelo Sintuperj para promover a conscientização dos trabalhadores sobre as práticas abusivas, bem como sobre as formas de se lidar com elas.
Bianca Mantovani ressaltou a necessidade dos novos servidores tomarem conhecimento sobre a existência e funcionamento dos conselhos superiores da Uerj – Conselho Universitário (Consun) e Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) –, que são instâncias máximas de decisão da universidade e, como tal, responsáveis pelas carreiras dos servidores.
Ela também destacou a importância social dos servidores públicos, enfatizando a necessidade de os trabalhadores retribuírem à sociedade a manutenção do serviço público. Sobretudo, mas não somente, pelos serviços prestados via atividades de extensão.
A coordenadora também falou do Pré-vestibular Social do Sintuperj, e solicitou que os novos servidores tomem conhecimento e divulguem o projeto para àqueles interessados em cursar nível superior, alertando que a universidade realizará o segundo exame objetivo nos próximos meses.