Projeto de Lei claramente inconstitucional propõe extinção da Uerj: Os ataques passam, e a Uerj, cada vez mais, resiste!

Mais uma vez a Uerj é atacada pelo negacionismo, pela covardia de quem não tem o mínimo argumento político e por quem toma a posição inaceitável de inimigo do povo fluminense. Foi publicado na página três da edição do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro da última quinta-feira, 19/08, o Projeto de Lei número 4.673, de 2021, que tem como objetivo extinguir a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a consequente transferência das vagas de ensino superior da mesma a instituições privadas. O projeto, que inicia sua tramitação na Alerj, foi encaminhado para análise das comissões de Constituição e Justiça, de Educação, de Ciência e Tecnologia, de Saúde, de Servidores Públicos, e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle da casa legislativa.

Não precisamos nos repetir ao afirmar a importância da universidade para o povo fluminense, pois já o fizemos no Manifesto em defesa da Uerj pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, com liberdade de pensamento e cátedra. E está cristalino que esse projeto de lei é inconstitucional, o que mostra que o autor da proposta (ao qual não precisamos citar o nome) não tem o mínimo conhecimento dos ritos da casa legislativa que compõe. O que precisa ser explicitado é o objetivo claro dessa proposição: atacar a Uerj e atiçar os odiadores da ciência, da produção de conhecimento, da verdade, da justiça e da pluralidade de ideias.

Esperamos que esse projeto de lei não seja aprovado sequer pelas comissões da Alerj e extinto definitivamente, sendo enterrado na lata de lixo das proposições inúteis. O projeto é um factóide visando alavancar a carreira política de seu autor e a tentativa de atacar uma das instituições de maior importância para o povo fluminense soa como ridícula. Desperdício de dinheiro público não é o investimento na Uerj, que neste período de pandemia demonstrou ser cada vez mais necessária para a população do Rio de Janeiro, mas ter que pagar salários e verbas de gabinete a um parlamentar que sequer sabe fazer corretamente o seu trabalho.

Os ataques passam. E a Uerj, cada vez mais, resiste!

Reafirmamos!

“Vacina no braço, comida no prato e contra a destruição do Serviço Público!

Fora Bolsonaro e Mourão!”