Representação do Sintuperj participa de reunião com nova reitoria da Uerj para discutir temas relevantes para a categoria dos técnicos

Na última quarta-feira, 17/01, uma comitiva do Sintuperj foi recebida pela reitoria da Uerj eleita para o quadriênio 2024-2027. As coordenadoras gerais Regina Souza e Cassia Gonçalves, e o coordenador de Formação e Comunicação Sindical Carlos Alberto Silveira foram recebidos pela reitora Gulnar Azevedo e Silva, pelo vice-reitor Bruno Deusdará, e pelo chefe de gabinete e procurador da Uerj, Jairo Henrique Pereira. Neste encontro, o primeiro realizado entre a Diretoria Executiva do sindicato e a nova Administração Central da Universidade, a representação do Sintuperj desejou sucesso à reitoria e ao vice-reitor na condução da instituição e se colocou à disposição para a manutenção de um diálogo aberto e fraterno.

Ainda neste espaço, a representação do Sintuperj encaminhou à reitoria da Uerj uma série de demandas que são relativas aos servidores técnico-administrativos da universidade e pautas de luta do Sindicato. Dentre elas estão a tramitação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); a luta pelo Adicional de Insalubridade sobre o salário-base; a regulamentação e garantia do Adicional Noturno para os servidores que fizerem jus ao direito; a incorporação dos auxílios Saúde e Educação aos contracheques dos servidores da Uerj; a resolução do problema existente no Departamento de Sistemas de Informação e Telessaúde do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Desit-Hupe), onde está sendo cobrada dos trabalhadores uma carga horária de 44 horas semanais quando a Uerj já tem regulamentada a carga de 40 horas semanais; e a garantia do piso salarial para os profissionais da área de Enfermagem.

Um dos pontos mais debatidos durante a reunião, a tramitação do PCCS dos técnicos, foi abordada pela reitora Gulnar Azevedo e Silva, que já havia se manifestado publicamente a favor da pauta e reiterou seu compromisso com a categoria dos técnicos nesse tema. Ao ser apresentado o questionamento pela Diretoria Executiva do Sintuperj, Gulnar informou que houve uma primeira conversa durante a cerimônia de posse realizada no dia 10 de janeiro com o governador do Estado, Claudio Castro, sobre o envio do plano para a Alerj para apreciação. O governador informou que tem conhecimento da proposta de PCCS e apontou que considera os valores altos, tendo como base o momento financeiro delicado do Rio de Janeiro, mas de acordo com o mesmo as portas seguem abertas para negociações. A reitora da Uerj afirmou que está tentando uma nova reunião com a equipe técnica do governo para avançar na negociações do plano e, de acordo com o vice-reitor, o Sintuperj será convidado a participar assim que a mesma for agendada.

Ao final da reunião, a coordenadora geral do Sintuperj Regina Souza apresentou à reitora e ao vice-reitor da Uerj a Cartilha Contra o Assédio Moral, que será lançada pelo sindicato tanto na Uerj quanto na Uenf. A mesma foi bem recebida pela reitora Gulnar Azevedo e Silva e pelo vice-reitor Bruno Deusdará, que reconheceram a importância de um debate mais profundo e propositivo sobre o tema. Na cartilha estão pontos como formas de reconhecer uma prática de assédio moral, se precaver contra possíveis ataques, e como o trabalhador pode buscar seus direitos caso seja vítima de assédio.