Sintuperj marca presença em cerimônia de transmissão dos cargos de reitoria e vice-reitoria da Uerj

A manhã desta sexta-feira, 19/01, foi marcada pela cerimônia de transmissão dos cargos de reitoria e vice-reitoria da Uerj. Em evento solene, realizado no Teatro Odylo Costa, filho, da universidade, a reitora eleita Gulnar Azevedo e Silva, e o vice-reitor eleito, Bruno Deusdará, receberam simbolicamente seus cargos dos gestores anteriores, o reitor Mario Sérgio Carneiro e o vice-reitor Lincoln Tavares. O evento contou com a presença de autoridades federais, estaduais, representantes de outras instituições de Ensino Superior, de entidades de diversas áreas ligadas à ciência, tecnologia, inovação e pesquisa, e também de entidades representativas. O Sintuperj participou do evento compondo a mesa solene, com a presença da coordenadora geral Cassia Gonçalves.

A cerimônia teve início com a apresentação do Coral Altivoz, formado por membros da comunidade uerjiana. Em uma apresentação de cerca de 25 minutos, o grupo apresentou releituras de sucessos da MPB, sob a regência do maestro Mario Assef. Após a atração musical, teve início solenidade, que teve como ponto alto o momento em que o agora ex-reitor Mario Carneiro fez a passagem do colar reitoral e do capelo para a reitora Gulnar Azevedo e Silva, simbolismo que marca a passagem de cargo. A cerimônia se seguiu com uma série de homenagens à reitora e ao vice-reitor empossados, promovidas por estudantes do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) e membros da comunidade docente.

O momento seguinte foi de declarações das autoridades presentes, e quem abriu o espaço de falas foi o ex vice-reitor Lincoln Tavares, que exaltou a democracia universitária e o respeito à vontade expressa pela comunidade acadêmica, desejando boa sorte à nova gestão da Uerj. Em seguida, a palavra foi passada para o ex-reitor Mario Carneiro, que desejou felicidades à nova reitora e o desejo de que a nova gestão consiga alcançar todos os seus propósitos e metas, e apontou que nos últimos quatro anos a Uerj teve que se superar e ainda conseguir crescer e promover sua interiorização com o esforço de sua comunidade diante de desafios como a pandemia de COVID-19 e a crise financeira do Estado do Rio de Janeiro.

O vice-reitor Bruno Deusdará abriu as falas da atual Administração Central da Uerj, e em seu momento de fala recordou sua trajetória na universidade que teve início como estudante do CAp-Uerj, aproveitando para ressaltar que a universidade tem o papel de formar mentes pensantes e cidadãos, sendo essa uma das missões da instituição. Bruno finalizou sua fala destacando que a Uerj e as demais universidades públicas podem contribuir amplamente para a reconstrução democrática e o desenvolvimento do Brasil.

Em seguida, a reitora Gulnar Azevedo e Silva chamou para fazer uso da palavra a ministra da saúde Nísia Trindade, que é uma das principais autoridades na área de saúde coletiva no país e amiga pessoal de Gulnar. Em sua fala, Nísia ressaltou que a Uerj é uma instituição que desponta em diversas áreas, fruto da dedicação de sua comunidade acadêmica e no pioneirismo em iniciativas como o ensino universitário noturno e a política de cotas. A ministra também exaltou a importância das entidades representativas, Sintuperj, Asduerj e DCE, para o desenvolvimento da Uerj, que colaboram ativamente para o desenvolvimento das políticas de manutenção e crescimento da universidade. Finalizando, Nísia Trindade afirmou que a Uerj contará sempre com o apoio do Governo Federal e com o Ministério da Saúde para a construção de uma agenda de desenvolvimento que reverta em melhorias para a população do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Finalizando as falas das autoridades na mesa, a reitora Gulnar Azevedo e Silva iniciou sua intervenção ressaltando que esse momento de transmissão de cargo representa uma demonstração de força da universidade, instituição que é comprometida com a melhoria das condições da população. Gulnar destacou ainda a luta da universidade e das pessoas que a construíram ao longo de sua história em defesa do ensino, da pesquisa, da extensão, o que transformou a instituição em um espaço de prática ativa em defesa da democracia, da saúde e da ciência. Ao final de sua fala a reitora reafirmou seu compromisso de retomada da construção coletiva, democrática e transparente da universidade, fortalecendo os segmentos da universidade e as ferramentas de autonomia, controle e participação ampla da instituição.

Após transmissão de cargo, reitora e vice-reitor da Uerj empossam demais membros da Administração Central da universidade

Após a cerimônia de transmissão de cargo, foi realizado um segundo momento da cerimônia, que foi a posse de diversos diretores dos cargos de Administração Central da Universidade. De início, foram apresentados oficialmente à comunidade universitária os pró-reitores da universidade indicados pela nova reitoria e os diretores de centros setoriais eleitos no pleito realizado em novembro de 2023. Confira os dirigentes empossados:

Pró-reitores

– Pró-Reitoria de Graduação (PR-1): Professor Antonio Soares da Silva.

– Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2): Professora Elizabeth Fernandes de Macedo.

– Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PR-3): Professora Ana Maria de Almeida Santiago.

– Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4): Professor Daniel Pinha Silva.

– Pró-Reitoria de Saúde (PR-5): Professor Ronaldo Damião.

Diretores de Centros Setoriais

– Centro de Tecnologia e Ciências (CTC): Professora Nádia Pimenta.

– Centro de Educação e Humanidades (CEH): Professor Roberto Rodriguez Dória.

– Centro Biomédico (CBIO): Professor Mario Fritsch Toros Neves.

– Centro de Ciências Sociais (CCS): Professor Renato dos Santos Veloso.

No segundo momento, tomaram posse os diretores eleitos do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PUPC), da Rede Sirius de Bibliotecas e do Centro de Produção da Uerj (CEPUERJ). Também tomou posse o diretor indicado para o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (RURHC), além dos novos representantes dos demais órgãos da Administração Central da universidade. Confira os empossados:

– Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe): Rui de Teófilo e Figueiredo Filho (diretor) / José Luiz Muniz Bandeira Duarte (vice-diretor).

– Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PUPC): Flavio Antonio de Sá Ribeiro (diretor) / Alessandra da Rocha Pinheiro Mulder (vice-diretora).

– Rede Sirius de Bibliotecas: Rinaldo Cavalcante Magallon (diretor).

– Centro de Produção da Uerj (CEPUERJ): Valéria Bernardino dos Santos (diretora).

– Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (RURHC): Francisco Barbosa Neto (diretor).

– Procuradoria Geral da Uerj (PGUerj): Henrique Couto da Nóbrega (procurador-geral).

– Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP): Sidnei Santos de Souza (diretor).

– Auditoria Geral da Uerj (AGUerj): Lucia Helena Salgado (diretora).

– Coordenadoria de Gestão de Processos Administrativos (Cogepro): Eduardo Dario Rodriguez (coordenador).

– Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (Ceed): Egberto Gaspar de Moura (diretor).

– Corregedoria Geral da Uerj (CGUerj): Alessandra de Albuquerque Abelheira (diretora).

– Diretoria de Administração Financeira (DAF): Marcia Carvalho da Cunha (diretora).

– Diretoria de Comunicação Social (Comuns): Ana Claudia Theme (diretora).

– Diretoria de Cooperação Internacional (DirCInt): Monica da Costa Pereira Lavalle Heilbron (diretora).

– Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação (DGTI): Sérgio Ignacio Amato (diretor).

– Diretoria de Planejamento e Orçamento (Diplan): Marcelo Ferreira de Moraes (diretor).

– Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUerj): Gustavo Bernardo Galvao Krause (diretor).

– Núcleo de Informação e Estudos de Conjuntura (Niesc): Ana Carolina Feldenheimer da Silva (diretora).

– Ouvidoria: Isabel Gomes (ouvidora).

– Prefeitura dos Campi (Prefei): Geraldo Luiz Cerqueira (prefeito).

– Secretaria dos Conselhos (Secon): Ludmila Herllain Kort Kamp (secretária).

– Superintendência Geral de Projetos Especiais: Carlos Eduardo Guerra de Moraes (diretor).

(Imagens da matéria retiradas da transmissão ao vivo realizada pela TV Uerj, do Centro de Tecnologia Educacional – CTE)