Reunião conjunta das comissões do Consun-Uerj aprova relato em defesa dos salários dos técnicos de nível auxiliar

Em reunião conjunta realizada na manhã desta terça-feira, 07/05, as comissões permanentes de Legislação e Normas (CPLN), de Planejamento e Desenvolvimento (CPPD) e de Assuntos Acadêmicos (CPAA) do Consun aprovaram o relato produzido pelos conselheiros Leonardo Portes (titular) e Jônatas Aarão (suplente) para o processo 3136/2019, que busca evitar a redução drástica dos salários dos servidores auxiliares da Uerj (AU).

No relato encaminhado pelos conselheiros, foram feitos os ajustes finais para o encaminhamento da proposta de VPNI (Vantagem Pessoal) que será apreciada na sessão do Consun convocada para a próxima sexta-feira, dia 10/05. Na reunião, houve um consenso entre os conselheiros de que a luta pela VPNI é necessária para evitar a perda salarial iminente dos auxiliares.

Os auxiliares universitários correm o risco de ter seus salários cortados em até 40% por conta da declaração de inconstitucionalidade proferida pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) a partir de denúncia do Ministério Público, ação originada por uma denúncia anônima.