Seminário sobre Carreira: no segundo dia, debates sobre o funcionalismo público em diversos níveis e encerramento do evento

Teve início na manhã desta quarta-feira, 30/10, o segundo dia de atividades do 1º Seminário sobre Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos da Uerj. Conforme a programação divulgada, a manhã deste dia contou com uma mesa de debate que abordou o tema “Carreira dos técnicos – Desafios e novas perspectivas”.

Assim como as atividades do primeiro dia, o cerimonial foi conduzido pela coordenadora geral do Sintuperj Regina de Fátima de Souza, que fez uma saudação aos presentes e chamou á mesa os convidados para o espaço. Como mediador, o ex-coordenador geral do Sintuperj Arnaldo da Gama, que coordenou o espaço para as palestras do diretor da Fasubra João Paulo Ribeiro (JP), da comunicadora e servidora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF) Cenira da Mata, e do servidor da Uerj e ex-coordenador da Asuerj (Associação dos Servidores da Uerj) e do Sintuperj Alberto Dias Mendes.

Iniciando as palestras, João Paulo Ribeiro (JP) utilizou seu tempo para abordar a organização dos trabalhadores no serviço público, apontando conceitos históricos, sociais e políticos da luta dos servidores. JP reafirmou a necessidade de fortalecimento e união de todos os servidores públicos contra os ataques dos atuais governos federal, estaduais e municipais, já que neste momento os mesmos estão dispostos a promover o desmonte geral da máquina pública.

Em seguida, foi a vez de Cenira da Mata abordar a organização dos trabalhadores nas universidades públicas, apontando questões sobre o entendimento do que é a carreira, como ela se organiza nas instituições federais e de que forma estão sendo feitos os ataques por parte do governo Bolsonaro. Cenira ressaltou que a proposta de reforma administrativa que já foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia Paulo Guedes tem o objetivo de acabar com as carreiras de servidores técnico-administrativos por meio da terceirização, transformando todos os cargos em atividades-meio de apoio à docência.

Encerrando os debates da manhã, Alberto Dias Mendes fez uma explanação sobre a constituição da carreira dos servidores técnico-administrativos na Uerj, apresentando um histórico da luta travada pelos trabalhadores da Universidade e a busca pela aprovação de um plano de carreira (Lei Estadual 4.796, de 2006) e sua reformulação (Lei Estadual 6.701, de 2014). Alberto apontou que a organização dos trabalhadores dentro da Uerj é um dos pilares para seu fortalecimento.

No período da tarde, os técnico-administrativos aprofundaram os debates sobre alguns temas mencionados no dia anterior e incluíram outras. Entre as demandas consideradas necessárias está a promoção da saúde dos servidores da Uerj. Foi enfatizado o alto índice de adoecimento da categoria e de licenças em virtude do trabalho, gerando a necessidade de acompanhamento desses trabalhadores. Nesse sentido, foi lembrado o papel desempenhado pelo extinto Pesuerj (Programa Espaço Saúde do Servidor). Criado em 1998 pelo professor Paulo Roberto Chaves Pavão, o espaço era destinado a atendimentos psicológicos e psiquiátricos especializados dos trabalhadores da universidade. Além disso, foi defendida a participação ampla da categoria na produção de uma política de saúde do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Dessaude).

Sobre a recriação do GT de Carreira, foram recebidas 6 inscrições para a composição do grupo de trabalho que discutirá avanços na carreira técnico-administrativa. O GT está aberto a novos voluntários em debater melhorias na carreira. Foi ratificado ainda a necessidade de permanência do GT como um espaço de debates sobre os diversos aspectos que envolvem as condições de trabalho, bem como a rejeição veemente da categoria à futuras interferências que possam desfigurar as futuras propostas de lei que alterem a carreira.

O Sintuperj publicizará em assembleia da categoria um relatório sobre as discussões promovidas neste seminário.

Dezenove anos de luta

Ao final dos debates foi realizada uma confraternização em conjunto com a celebração do 19º aniversário de fundação do Sintuperj, completos nesta quinta-feira (31/10).