Servidores públicos estaduais realizam grande ato no Palácio Guanabara e cobram recomposição salarial

Servidores públicos de diversos setores do Estado do Rio de Janeiro ocuparam as ruas em frente ao Palácio Guanabara, na manhã desta quarta-feira (13/03), para cobrar as recomposições salariais aprovadas em lei e não pagas pelo Governo do Estado.

Intercaladas com palavras de ordem que atribuíam ao governador o fato de os servidores estarem na rua, pronunciamentos enfatizaram que a segunda e terceira parcelas de recomposição dos salários previstos na Lei 9437/2021 (6,525% em 2023 e 6,525 em 2024) não foram pagas. Mesmo o Governo tendo extinguido os triênios como condicionante ao pagamento dos referidos valores.

Os servidores também denunciaram a falta de isonomia entre os servidores, já que apenas os trabalhadores vinculados ao Poder Executivo não tiveram seus salários recompostos.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Alerj, Flávio Serafini esteve presente à manifestação e levou apoio aos servidores públicos.

A coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves ressaltou em seu pronunciamento que, além das recomposições, o Governo do Estado também não repôs em 2024 a inflação do ano de 2023. Veja abaixo a intervenção na íntegra.

Os trabalhadores tentaram ser recebidos pelo governador, mas, segundo informações passadas pela Assessoria, ele não se encontrava.

Ao final da manifestação, os servidores destacaram que manterão-se unificados e mobilizados para garantir os seus direitos e que novos atos públicos serão convocados.

Pelo Sintuperj, estiveram presentes os coordenadores Cassia Gonçalves, Neuza Conceição, Bianca Mantovani, Simone Damasceno, Edinalda Ferreira e Sérgio Dutra.