Sintuperj e Asduerj realizam ato na Uerj e convocam trabalhadores e estudantes para manifestação no Palácio Guanabara

Promovidos às 12h e às 16h, no “hall do queijo” da Uerj, dois atos públicos foram realizados por Sintuperj e Asduerj nesta terça-feira (12/03). O objetivo foi convocar trabalhadores e estudantes para a manifestação pública desta quarta-feira (13/03), que cobrará a recomposição salarial não paga em 2023 (6,525%) e 2024 (6,525%), além das perdas salariais de 2023 (IPCA), e que foi organizado pelo Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Fosperj).

Os diversos pronunciamentos ressaltaram que as paralisações das atividades trabalhistas dos servidores da Uerj é para a participação no ato público desta quarta-feira (13/03), e que a união e mobilização dos servidores em torno do objetivo é de fundamental importância para o fortalecimento da luta.

Os estudantes também foram chamados à luta da classe trabalhadora nos pronunciamentos que ressaltaram a necessidade de garantia de condições dignas de trabalho e de vida aos servidores públicos para que a universidade continue a ofertar serviços de qualidade. Além disso, foi destacada a importância do apoio mútuo entre estudantes e servidores lembrando que as reivindicações e conquistas estudantis estão sempre no radar dos servidores.

Durante toda a manifestação foram feitas panfletagens com convocações para o ato público no Palácio Guanabara.

Pelo Sintuperj, estiveram presentes a coordenadora geral Cassia Gonçalves; a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Bianca Mantovani; a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, Simone Damasceno; e a conselheira fiscal Edinalda Ferreira.