Sindicalizados aprovam contas do Sintuperj de janeiro a junho de 2018

Na manhã desta segunda-feira, 17/09, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas do Sintuperj, que apreciou o período referente aos meses de janeiro a junho de 2018. E os presentes aprovaram por unanimidade a condução administrativa das contas do sindicato, ratificando o voto de confiança no trabalho realizado pela Coordenação Geral e pela Coordenação de Administração e Finanças da entidade. Compuseram a mesa da assembleia o coordenador geral Antonio Virgínio Fernandes, a coordenadora de Administração e Finanças Cássia Santos e a conselheira fiscal Edinalda Ferreira de Souza.

Inicialmente, a assembleia que estava marcada para às 10 horas da manhã no auditório 11 da Uerj, sofreu um contratempo: houve uma interrupção no abastecimento de energia elétrica na universidade, que durou cerca de uma hora e teve início ainda no período que correspondia entre a primeira e a segunda chamadas. Mas o que poderia ser um impeditivo acabou se tornando um agregador, pois os presentes na assembleia resolveram usar o hall do primeiro andar para a realização do evento, levando em conta a necessidade de discutir esse importante ponto para a condução do sindicato. Na abertura da assembleia, o coordenador Antonio Virgínio Fernandes agradeceu a presença dos servidores sindicalizados presentes e relembrou a última assembleia de prestação de contas, que apreciou as contas referentes a três períodos (julho a dezembro de 2016, janeiro a junho de 2017 e julho a dezembro de 2017). O coordenador relembrou ainda que nos próximos dias também haverá a convocação de uma assembleia específica para a discussão das questões referentes as eleições do Sintuperj para o quadriênio 2019-2022, e finalizou passando a palavra para a coordenadora Cássia Santos.

Ao iniciar sua fala, Cássia colocou à disposição toda a documentação referente a prestação de contas do primeiro semestre de 2018, que foi auditada pelos conselheiros fiscais antes da realização da assembleia, e realizou a exposição da planilha com as entradas e saídas do último semestre. Aproveitando o momento, a coordenadora de Administração e Finanças apontou alguns gastos extraordinários para a recuperação e substituição do mobiliário do sindicato, discriminada como despesas de escritório (móveis e utensílios), e justificou o mesmo pela necessidade de um maior cuidado e zelo pelo patrimônio da colaboração dos sindicalizados. Outro ponto ressaltado por Cássia foi a necessidade de correção dos salários dos trabalhadores do Sintuperj, que já estavam há três anos sem reajuste. Finalizando, foi relembrada a situação dos atrasos de repasses das consignações do sindicato, que o Governo do Estado ainda não regularizou.

Retomada a palavra, o coordenador geral Antonio Virgínio Fernandes apontou outra situação que foi negligenciada por gestões anteriores, relacionada ao terreno adquirido pela antiga Ashupe (Associação dos Servidores do Hupe) na cidade de Saquarema. A atual direção fez uma verificação da situação do terreno e está regularizando a situação do mesmo, com o registro da escritura definitiva de propriedade para o Sintuperj.

Outro ponto abordado pela coordenadora Cássia Santos, em um segundo momento, foi a impossibilidade momentânea de cadastro de novos sindicalizados por conta de um bloqueio junto ao sistema da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, ressaltando que esse impeditivo, que poderia impactar as entradas financeiras do Sintuperj, foi minimizada pela responsabilidade na gestão financeira da entidade. Cássia reafirmou ainda que os sindicalizados estão protegidos com os direitos e deveres do sindicato, com o entendimento que, de acordo com o Estatuto, sindicalizado é única e exclusivamente o servidor registrado no sistema e que recebe seus descontos direto no contracheque, lembrando que o próprio Estatuto não oferece proteção para quaisquer servidores fora desta situação.

Finalizando a assembleia, a conselheira fiscal Edinalda Ferreira de Souza fez a leitura do parecer favorável emitido pelo Conselho Fiscal às contas apresentadas, que foi aprovado por unanimidade. Após o final da assembleia foi servido um lanche para os presentes, como forma de agradecimento da coordenação do Sintuperj aos seus sindicalizados pela confiança e apoio na luta.