Sintuperj, Asduerj e DCE-Uerj se posicionam em repúdio contra projeto de lei inconstitucional de deputado bolsonarista que propõe extinção da Uerj

As entidades representativas das categorias da Uerj divulgam um documento conjunto em repúdio a projeto de lei número 4.673 de 2021, de autoria do deputado estadual Anderson Moraes, que propõe a extinção da Uerj e a consequente transferência de seus alunos para a iniciativa privada.

O Sintuperj, a Asduerj (Associação dos Docentes da Uerj) e o DCE (Diretório Central dos Estudantes) ressaltam que além de inconstitucional, o projeto desrespeita a instituição e demonstra profunda ignorância do parlamentar sobre a importância da Uerj para o povo do estado do Rio de Janeiro e também sobre a excelência da instituição.

Confira a nota conjunta de Sintuperj, Asduerj e DCE-Uerj:

Nota de Repúdio ao PL que propõe a extinção da UERJ

23.08.2021 – Nota de Repúdio ao PL que propõe a extinção da Uerj

A comunidade da Uerj tomou conhecimento, pelo Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Parte II – Poder Legislativo, de ontem, dia 19/08/21, do PL 4373/2021 do Deputado Anderson Moraes do PSL, que pretende a extinção da nossa Universidade. Na verdade, esse deputado, bolsonarista, entrou com o projeto ainda em maio, após ter invadido a Uerj na calada da noite do dia 19 daquele mês. Na ocasião, intimidou seguranças da universidade, ofendendo trabalhadoras, trabalhadores e estudantes e vandalizou uma faixa afixada em manifestação política realizada, pela comunidade acadêmica, durante aquele 19 de maio como parte da luta por vacina para todas e todos, por auxílio emergencial que garanta a vida das famílias trabalhadoras do Brasil e contra a destruição dos serviços públicos, entre eles a Saúde, a Educação e a Ciência!

Ao propor uma lei, que é inconstitucional, o Deputado mostra total desrespeito à nossa Universidade, pioneira na adoção do sistema de cotas, criado na perspectiva da justiça social. Demonstra completa ignorância sobre a Universidade de excelência que somos, em nosso estado, no âmbito da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária, presente em 8 campi distribuídos entre a capital e municípios do interior do Rio de Janeiro, atendendo 43 mil estudantes da graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Ignora, também, a importância de nosso Hospital Universitário Pedro Ernesto – o HUPE – no atendimento à população fluminense, mas, também, no desenvolvimento da ciência da saúde em nosso estado e país. Despreza seu papel na luta contra a pandemia atual da Covid-19, tanto no que se refere à vacinação, da qual participa ativamente, mas, também, ao atendimento às vítimas do vírus em seu tratamento imediato e às sequelas do adoecimento, posteriormente. Sua ignorância o faz almejar o fim de uma Universidade de referência nacional e internacional.

Temos certeza que a maioria dos Deputados da Alerj votarão contra o PL, pois não têm acordo com tamanho desrespeito à nossa instituição, sendo que vários deles já estão se posicionando nesse sentido!

As Entidades Representativas de trabalhadores/as e estudantes da Uerj (Asduerj, DCE e Sintuperj) sabem que o trabalho e a ética da nossa universidade a faz inimiga figadal da ignorância, da violência, da mentira, do rebaixamento da política e de seus propagadores. Por isso, não tememos ameaças como a que traz o PL desse Deputado e não deixaremos de lutar contra o governo genocida que ele apoia!

Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2021

ASDUERJ • DCE • SINTUPERJ


Confira também a nota publicada pelo Sintuperj sobre o projeto de lei inconstitucional encaminhado à Alerj

Projeto de Lei claramente inconstitucional propõe extinção da Uerj: Os ataques passam, e a Uerj, cada vez mais, resiste!