Sintuperj, Asduerj e Reitoria da Uerj iniciam diálogos com Secretaria de Planejamento para pagamento dos auxílios

Reivindicação do Sintuperj, foi realizada nesta terça-feira (09/07) uma reunião agendada pela Reitoria da Uerj na Secretaria de Planejamento (Seplag). O encontro, que contou com as presenças de Sintuperj, Asduerj, Reitoria e do subsecretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Ventura, tinha como objetivo tratar sobre a retomada do pagamento dos auxílios Saúde e Educação aos servidores da Uerj, cujos pagamentos foram suspensos a partir de março de 2024. Além disso, também foi discutida a inclusão dos referidos direitos nos contracheques.

Rafael se colocou à disposição para interlocução junto ao subsecretário de Gestão de Pessoas da Casa Civil, Alexandre Meyohas, para estudar a possibilidade de suplementação do orçamento da Uerj para o pagamento dos auxílios.

A coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves ressaltou não apenas a necessidade do pagamento retroativo ao mês de março de 2024, como também ao mês de março de 2022 que foi a data em que começou a vigorar legalmente a implementação dos referidos auxílios.

Além disso, a coordenadora reiterou a necessidade de inclusão no orçamento de 2025 da reformulação do plano de carreira dos técnicos, que já está em fase de negociação desde novembro de 2023. À época, o governador do Estado, Claudio Castro, instituiu um Grupo de Trabalho (GT) para abrir as negociações com representantes da Uerj e do Governo. GT que conta, inclusive, com Rafael Ventura em sua composição.

O subsecretário de Planejamento e Orçamento ressaltou que a situação financeira do Governo do Estado ainda está na dependência da renegociação da dívida com o Governo Federal. Mas que, se houver ordem do Governo do Estado, ele executará a suplementação requerida.

Reiterando pedido feito na última sessão do Conselho Universitário (05/07), Cassia também solicitou à Reitoria da Uerj empenho quanto à parametrização nos contracheques. Mas ressaltou que, neste momento, o mais importante é o retorno do pagamento dos auxílios.

Participaram também da reunião o componente do GT do plano de Carreira Jorge Luís Mattos (Gaúcho), a presidente da Asduerj, Amanda Moreira, e os diretores da entidade Frederico Irias (2º Vice-presidente) e Dario de Sousa, (1º Secretário), a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo, e o vice-reitor, Bruno Deusdará.

Foto: Guilherme Schneider / Asduerj