Sintuperj estabelece diálogo com reitoria da Uenf em busca da garantia de liberação sindical de seus coordenadores e delegados sindicais

A coordenadora geral do Sintuperj, Cassia Gonçalves, estabeleceu diálogo com a reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, na última sexta-feira, 19/01, visando garantir o direito dos servidores eleitos democraticamente pela comunidade universitária da instituição para que os mesmos possam ter suas liberações integrais e parciais garantidas visando à prática da atividade sindical. O encontro ocorreu momentos antes do início da cerimônia de transmissão de posse da reitora e do vice-reitor da Uerj, no Teatro Odylo Costa, filho. Também estiveram presentes nesse diálogo a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, Bianca Mantovani, e o coordenador Social, Cultural e de Desportos, Sérgio Dutra.

Durante a conversa, os coordenadores do Sintuperj destacaram a necessidade de garantir as liberações sindicais, para que os coordenadores e delegados sindicais democraticamente eleitos possam desempenhar a atividade de maneira qualitativa, mediando e buscando soluções para problemas que ocorram com os trabalhadores da instituição. Em resposta, a reitora Rosana Rodrigues se mostrou solícita ao pleito dos coordenadores do Sintuperj e se posicionou em defesa da atividade sindical livre e independente, estabelecendo diálogo constante com a Administração Central da Uenf em busca de conquistas e melhorias para a comunidade universitária. A reitora reafirmou que as liberações serão garantidas pela Uenf durante toda sua gestão como reitora.

Além do diálogo presencial entre membros da Diretoria Executiva do Sintuperj e a reitora da Uenf, o sindicato formalizou a solicitação de garantia das liberações para a prática da atividade sindical por meio de ofício. Confira o documento:

Ofício 05-Sintuperj-2024 – Reivindica liberações integrais e parciais dos representantes sindicais eleitos