O Ambiente-se desta quinta-feira (14/09), evento promovido pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Uerj para empossar servidores, contou com as presenças da coordenadora geral do Sintuperj Cassia Gonçalves, e da coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, Bianca Mantovani. Elas fizeram uma saudação aos novos servidores e uma apresentação do Sintuperj (Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Rio de Janeiro).
Cassia afirmou que o Sintuperj representa os servidores de Uerj e Uenf e que para que o sindicato possa realizar as lutas políticas em defesa destes trabalhadores é fundamental que os servidores, tanto técnicos como docentes, filiem-se ao Sintuperj. Ela fez a apresentação da estrutura do sindicato, que conta com uma sede no Pavilhão João Lyra Filho (campus Maracanã), além de delegacias sindicais no Hospital Pedro Ernesto e na Uenf. Ressaltou lutas recentes das quais o sindicato é partícipe a fim de angariar melhores condições de trabalho para todas as categorias e melhorias na carreira técnico-administrativa, como o projeto de lei que reformula o plano de carreira e que já foi enviado ao Governo, e a garantia do pagamento das recomposições salariais aprovadas pela Lei 9436/2021. Lembrou ainda outros ganhos para os trabalhadores, como o adicional de qualificação e o auxílio saúde.
Bianca ressaltou que entrou este ano para a Coordenação de Formação do sindicato e fez um relato sobre a atuação do Pré-vestibular Social do Sintuperj, que este ano completa 25 anos. Inicialmente voltado para a qualificação dos servidores técnico-administrativos da Uerj, o projeto cresceu e hoje atende também à comunidade externa. Ela ressaltou que o objetivo do Pré-vestibular não é somente a aprovação nas seleções para cursos universitários, como também a formação cidadã dos jovens, lembrando que o projeto também desenvolve ações sociais que beneficiam aos próprios alunos.
Ao longo das intervenções das coordenadoras o funcionário do Sintuperj Eduardo distribuiu fichas de filiação para os novos servidores que desejassem fortalecer a luta sindical. Entre os novos sindicalizados, está Isamara Rocha, sobrinha da servidora do Hupe Ednalva Silva.
O Sintuperj respeita seu sindicalizado: confira a atuação da entidade
Além da atuação forte nas lutas políticas e a busca por ganhos sociais, os servidores sindicalizados ao Sintuperj têm outros direitos:
Assistência jurídica gratuita: responsável por representar os trabalhadores em ações relacionadas às áreas cível, administrativa, previdenciária, familiar e trabalhista;
Curso Pré-Vestibular Social: ao sindicalizar-se você contribui para que mais de 400 estudantes todos os anos possam conquistar o sonho da vaga na universidade pública. Todos os sindicalizados e seus dependentes podem também cursar o Pré-Vestibular Social do Sintuperj e têm prioridade na matrícula. O curso cobra apenas ajuda de custo, que para sindicalizados é apenas 50% do valor;
Kit escolar gratuito: distribuído no início do ano aos sindicalizados e dependentes matriculados na rede oficial de ensino.
E todos esses serviços por uma contribuição mensal de apenas 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Como se sindicalizar
Passo 1: Preencha a ficha de sindicalização disponível no documento abaixo:
Passo 2: Encaminhe a ficha preenchida e assinada juntamente com seu contracheque para o e-mail secretariasintuperj@gmail.com, com o título “Sindicalização”.
Observação importante: É necessário que o servidor tenha margem disponível para averbação da contribuição sindical em folha, referente a 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.
Para demais informações e esclarecimentos, encaminhe sua dúvida pelo Whatsapp no número (21) 99552-0657.