Sintuperj marca presença em atividade de abertura do Festival do Leitor, com participação de Malala Youszafai

O Sintuperj marcou presença na atividade de abertura da temporada 2023 do LER em Movimento, atividade de preparação para o Festival do Leitor (Salão Carioca do Livro, o LER). O evento foi realizado na última segunda-feira, 22/05, no ginásio do Maracanãzinho, e contou com a participação da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que atua em defesa dos direitos das meninas à educação em seu país natal. O Sintuperj marcou presença através da coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Bianca Mantovani, que esteve acompanhada do Pró-Reitor de Graduação da Uerj, Lincoln Tavares.

O início do evento se deu com a apresentação de 30 meninas de projetos sociais que atuam na proteção, inclusão e incentivo das mulheres em diversas áreas. Em um segundo momento, o evento prestou diversas homenagens. Dentre as personalidades homenageadas estão a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), por sua atuação parlamentar em defesa da educação; a escritora Adriana Carranca, por sua obra, que aborda a defesa da educação para as meninas. O evento também contou com apresentações culturais, com apresentações da Orquestra Musical Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada por meninas estudantes da rede pública do Rio de Janeiro, que apresentou músicas brasileiras de diversos estilos, e a Companhia de Ballet Dalal Achcar, que atua na formação e no apoio de jovens bailarinas e bailarinos preparando os mesmos para o mundo do trabalho, com experiência para atuação em obras clássicas e contemporâneas.

A participação de Malala Yousafzai no evento foi participando de um debate mediado pela jornalista Maju Coutinho. Em pouco mais de uma hora a ativista falou sobre sua vida e obra, abordando pontos como sua terra natal, sua família, sua atuação militante, o atentado sofrido, o desenvolvimento de sua vida e os impactos culturais ao estar nos holofotes mundiais enquanto passava simultaneamente pela época da adolescência e, por fim, como todas essas experiências influíram na pessoa que Malala se tornou na vida adulta, seus valores e sua atuação em defesa da educação das meninas e mulheres não só no Paquistão, mas em todo o mundo. Um dos pontos de destaque é a informação que a ativista está escrevendo um novo livro, cujo nome não foi revelado, mas que deve marcar os 10 anos de lançamento de sua biografia, denominada “I Am Malala” (Eu Sou Malala, nome em português).

A edição 2023 do LER – Festival do Leitor, tem como tema “Ler para educar. Educar para ler”, e será realizada entre os dias 22 e 26 de novembro, no Pier Mauá, Centro do Rio. A previsão do evento é de participação de mais de 1000 artistas, autores e ilustradores nacionais e internacionais. Na edição realizada no ano de 2022 o LER reuniu cerca de 256 mil visitantes. Outras informações sobre o evento estão disponíveis em sua página do Instagram, a @lerfestivaldoleitor.

Sobre Malala Yousafzai

A ativista paquistanesa, nascida no ano de 1997 na cidade de Suate, norte do país, é militante em defesa dos direitos das mulheres e de seu acesso à educação em seu país natal desde os 10 anos de idade. Aos 11 anos de idade, Malala escreveu um blog para a BBC (British Broadcasting Corporation, emissora de rádio e TV pública britânica), sobre seu cotidiano no Paquistão, as ações do grupo terrorista Talibã, que exerce o poder na região, e as práticas que impedem que as mulheres tenham direito à educação por questões religiosas fundamentalistas.

Por conta de suas posições e sua militância, Malala sofreu um atentado terrorista aos 12 anos de idade praticado por membros do Talibã. Após a ativista ter sido removida para a cidade inglesa de Birmingham, na Inglaterra, os membros do grupo terrorista reafirmaram a intenção de assassiná-la, o que provocou a reação de centenas de mulheres na sociedade paquistanesa e transformou a luta de Malala em um movimento internacional, com diversos apoios.

Por conta de sua militância, Malala foi a pessoa mais jovem agraciada aos 17 anos de idade com o Prêmio Nobel da Paz, além de ter recebido outras honrarias. A militante, que hoje tem 25 anos de idade, vive atualmente na Inglaterra onde atua como escritora.