Sintuperj participa da posse dos vice-diretores das unidades acadêmicas da Uerj

À convite da Uerj, a coordenadora geral do Sintuperj Regina de Souza representou o sindicato na posse dos vice-diretores de unidades acadêmicas da Uerj para o mandato 2024-2027. O evento ocorreu na Capela Ecumênica na tarde desta segunda-feira (01/04). Também estiveram presentes a reitora da universidade, Gulnar Azevedo, o vice-reitor, Bruno Deusdará, além de pró-reitores,  chefes de centros setoriais e representantes de Asduerj e DCE.

A reitora ressaltou a importância do evento por materializar a garantia da forma democrática de gestão da universidade. Ela fez um paralelo com os 60 anos do golpe militar no Brasil completados no mesmo dia, afirmando que as universidades estão mostrando que a democracia tem que ser defendida em todos os cantos. “A Uerj é um exemplo de que a democracia tem que ser o que a gente entende como país soberano, livre, e que o Brasil está reconstruindo de forma coletiva as possibilidades de diminuir as desigualdades”, afirmou. Ela acrescentou a importância dos vice-diretores dentro de uma perspectiva de trabalho conjunto, incluindo técnicos e estudantes.

Na sequência, os vice-diretores empossados assinaram o termo de posse e receberam os cumprimentos da reitora e vice-reitor da Uerj, dos pró-reitores, dos diretores de centros setoriais e dos representantes das entidades representativas (Sintuperj, Asduerj e DCE).

Representando as Pró-reitorias, o pró-reitor de graduação, Antônio Soares, deu as boas-vindas aos empossados e afirmou que “ao assumirmos a função de gestores de uma das maiores universidades brasileiras, é essencial que tenhamos uma visão estratégica, voltada para o estudo das diretrizes e das rotinas da universidade, com base na organização e no planejamento”. Ele ainda ressaltou a manutenção da firmeza no ideal de desenvolvimento de uma universidade diversa e inclusiva com o objetivo de buscar a excelência com base no diálogo constante com toda a comunidade universitária.

Em nome dos diretores de Centros Setoriais, o diretor do Centro de Ciência Sociais, Renato Veloso, afirmou que conhece de perto a importância da função exercida pelos vice-diretores sob a perspectiva de democratização das gestões e incremento dos processos participativos. “Tão importante quanto falar para a universidade é ouvir a universidade”, afirmou. Ele colocou os centros setoriais à disposição para identificar as demandas e construir coletivamente as soluções para construir uma universidade cada vez melhor.

Representando os vice-diretores empossados, a vice-diretora da Faculdade de Tecnologia, Luciana Ghussn, afirmou que assume a sua função com a convicção, citando um provérbio africano, de que “é preciso uma aldeia para educar uma criança”. “Nesse momento de polarização devemos nos unir como uma aldeia comprometidos com a formação de alunos éticos e resilientes […] Nossa universidade é um espaço de diversidade e diálogo, onde cada voz contribui para o enriquecimento de todos”, concluiu.