Sintuperj participa de evento em homenagem a Luiz Pinguelli Rosa e aproveita diálogo com ministra para reivindicar solução para liberação dos auxílios dos trabalhadores de Uerj e Uenf

O Sintuperj se fez presente no evento em homenagem a Luiz Pinguelli Rosa, realizado na manhã desta sexta-feira, 04/03. Através da coordenadora geral Regina Souza e da coordenadora de Administração e Finanças Neuza Maria Conceição, que estiveram na plateia da Academia Brasileira de Ciências, localizada no Centro do Rio, o sindicato prestou sua reverência ao físico, engenheiro e professor que dedicou sua vida pelo avanço da ciência brasileira. O evento contou com a participação de autoridades, como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, de universidades como a Uerj e a UFRJ, e de representações de entidades de classe como a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o Museu Nacional, a ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos), o Clube de Engenharia.

Ao final do evento, a coordenadora do Sintuperj Regina Souza aproveitou um espaço de diálogo com a ministra Luciana Santos para apresentar de maneira rápida as pautas de lutas e reivindicações dos trabalhadores das universidades públicas estaduais (Uerj e Uenf), e entregou uma carta reivindicando uma resolução para os casos de auxílios de natureza indenizatória dos servidores (Saúde e Educação) de Uerj e Uenf,  que estão represados por ação do Ministério da Economia do governo anterior junto à comissão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Regina aproveitou também para solicitar à ministra um espaço em sua agenda para a marcação de uma reunião, na qual o Sintuperj deseja apresentar de maneira mais ampla todas essas pautas. Em resposta, a ministra Luciana Santos se colocou à disposição para o diálogo e se comprometeu a agendar uma reunião em breve para tratar das demandas dos trabalhadores de Uerj e Uenf.

Conheça Luiz Pinguelli Rosa e seu legado

Mestre em Engenharia Nuclear e Doutor em Física, Luiz Pinguelli Rosa nasceu em 1942, na cidade do Rio de Janeiro. Tendo formação pela AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), Pinguelli Rosa concluiu sua formação de mestrado pela UFRJ e de doutorado pela PUC-Rio, sempre contribuindo para debates importantes em defesa da ciência brasileira e da superação da matriz energética do país, que segundo seus conceitos precisaria ser diversificada. Em sua carreira, o professor foi presidente da Eletrobrás e da Associação Latino-Americana de Planejamento Estratégico e exerceu os cargos de diretor da Coppe-UFRJ, de secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e de membro do Conselho Puhlgwash, instituição fundada por Albert Einstein e Bertrand Russell.

Luiz Pinguelli Rosa faleceu no ano de 2022, aos 80 anos de idade, e em sua obra acadêmica constam seus livros e diversos prêmios nacionais e internacionais.

Confira o site colaborativo em homenagem a Luiz Pinguelli Rosa:

https://luizpinguellirosa.org.br/