Sintuperj participa de fórum sobre Saúde Pública

No início da noite do dia 15/01 a coordenadora geral do Sintuperj, Cassia Gonçalves, e o coordenador de Formação e Comunicação Sindical, Carlos Alberto Silveira, participaram de um fórum de Saúde no Sindicato dos Médicos (Sinmed) juntamente com diversos representantes de entidades representativas dos trabalhadores da Saúde municipal, estadual e federal.

Neste encontro foram traçados os rumos da luta em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) que hoje, mais do que nunca, está sob ataque em todas as esferas da administração pública. Ficou acordada a preparação de uma plenária envolvendo os trabalhadores da Saúde das três esferas, com data prevista para o próximo dia 09 de fevereiro, às 10h, em local a ser definido.

Entre os temas a serem debatidos no encontro estavam ações voltadas para a defesa do SUS, à solução da crise de desfinanciamento, à gestão administrativa e financeira das instituições de atendimento, para a realização de concurso público, à preservação da saúde do trabalhador, bem como mecanismos de participação popular com vistas ao controle social.

Outros encaminhamentos levantado s na reunião foram a proposição aos parlamentares federais de reativar a comissão externa criada na legislatura passada para acompanhar os hospitais federais.

Na próxima segunda-feira (21/01), às 9h, haverá uma visita de solidariedade aos servidores do Hospital Federal de Bonsucesso.

O Sintuperj mais uma vez não se furta de sua responsabilidade com a saúde da população do Estado do Rio de Janeiro, defendendo um SUS sem restrição para todos. Saúde e Educação públicas e de qualidade é dever dos entes federativos e direito da população.