Sintuperj participa de nova edição do Ambiente-se nesta quarta-feira (19/07)

O Sintuperj participou de mais uma cerimônia de posse de servidores nesta quarta-feira (19/07), evento conhecido como Ambiente-se e realizado pela Superintendência de Getão de Pessoas (SGP) da Uerj. O sindicato foi representado pela coordenadora geral Regina de Souza, e pela coordenadora de Administração e Finanças, Neuza Conceição.

Regina enfatizou que o sindicato tem como princípio defender que o serviço público seja exercido por servidores públicos concursados e a defesa dos direitos e condições de trabalho. Lembrou que o Sintuperj completará 23 anos de fundação em outubro, após fusão de três associações (Asuerj, Ashupe e Asfenorte), período marcado por diversas conquistas para os servidores das universidades públicas estaduais. E que, inclusive, luta atualmente para o envio e aprovação na Assembleia Legislativa do projeto de lei constante na Casa Civil que reformula o plano de carreira dos técnico-administrativos.

Ela afirmou que a luta sindical precisa da força de trabalho dos servidores e, principalmente, da filiação dos trabalhadores ao sindicato. Ela explicou que um grande contingente de sindicalizados fortalece o sindicato dentro e, sobretudo, fora dos muros da universidade, junto ao Governo.

Acrescentou ainda que os sindicalizados têm direito à Assessoria Jurídica, e que o Sintuperj dispõe de um Pré-vestibular Social que se notabiliza por alto índice de aprovação nos exames para cursos de graduação.

Por sua vez, Neuza parabenizou os empossados e pediu que os novos servidores entendam a Uerj mais do que como uma instituição, pois ela possibilita várias conquistas pessoais. “Vocês estão em uma instituição onde o reconhecimento para o trabalhador é notório”, garantiu. Defendeu que os trabalhadores se vejam não apenas individualmente, mas como trabalhadores que formam um único corpo. Afirmou ainda que o Sintuperj é a voz dos servidores fora da universidade. “O sindicato tem legitimidade para defender todas as nossas demandas lá fora”, explicou.

A coordenadora lembrou ainda que todas as conquistas dos trabalhadores são fruto do trabalho desenvolvido dentro e fora da universidade, inclusive com mobilizações na rua.

O Sintuperj respeita seu sindicalizado: confira a atuação da entidade

Além da atuação forte nas lutas políticas e a busca por ganhos sociais, os servidores sindicalizados ao Sintuperj têm outros direitos:

Assistência jurídica gratuita: responsável por representar os trabalhadores em ações relacionadas às áreas cível, administrativa, previdenciária, familiar e trabalhista;

Curso Pré-Vestibular Social: ao sindicalizar-se você contribui para que mais de 400 estudantes todos os anos possam conquistar o sonho da vaga na universidade pública. Todos os sindicalizados e seus dependentes podem também cursar o Pré-Vestibular Social do Sintuperj e têm prioridade na matrícula. O curso cobra apenas ajuda de custo, que para sindicalizados é apenas 50% do valor;

Kit escolar gratuito: distribuído no início do ano aos sindicalizados e dependentes matriculados na rede oficial de ensino.

E todos esses serviços por uma contribuição mensal de apenas 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.

Como se sindicalizar

Passo 1: Preencha a ficha de sindicalização disponível no documento abaixo:

Ficha de sindicalização

Passo 2: Encaminhe a ficha preenchida e assinada juntamente com seu contracheque para o e-mail secretariasintuperj@gmail.com, com o título “Sindicalização”.

Observação importante: É necessário que o servidor tenha margem disponível para averbação da contribuição sindical em folha, referente a 1,5% (um e meio por cento) do salário-base.

Para demais informações e esclarecimentos, encaminhe sua dúvida pelo Whatsapp no número (21) 99552-0657.