Sintuperj participa de posse da primeira reitora da Uenf

Pela primeira vez desde sua fundação, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) empossou uma reitora. Rosana Rodrigues, e o vice-reitor, Fábio Lopes Olivares, tomaram posse na tarde da última terça-feira (14/11).

Durante a cerimônia, o coordenador de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas do Sintuperj, Cristiano Maciel, classificou a posse como um momento histórico. Ressaltou que a Uenf, com seus 30 anos de existência, é uma instituição nova se comparada à maioria das universidades públicas do país. E que o sonho de desenvolver o Norte-Noroeste do estado fluminense, que serviu de pano de fundo para a fundação da Uenf, já deu lugar a produção de conhecimento utilizado em várias partes do mundo.

Nesse sentido, o coordenador destacou a qualidade da formação e da pesquisa realizada na universidade, que conta exclusivamente com docentes com título de doutorado, e com um corpo de técnico-administrativos que possuem formações maiores do que as que foram exigidas no concurso que prestaram para compor os quadros da Uenf.

Apesar da qualidade da instituição, Cristiano afirmou que a universidade tem um grande problema a ser resolvido no que tange ao plano de carreiras. “É inadmissível que tenhamos mais de 100 colegas técnicos, com mais de 21 anos de serviços prestados à universidade e que recebe no início do mês R$ 1.543,00 de salário base. Estamos ajudando a formar cidadão, profissional, pesquisador”, afirmou. O coordenador ressaltou que a Reitoria cujo mandato se encerrou e a nova Administração da Uenf sabem da urgência em avançar na aprovação de um novo plano. E que a reivindicação já encontra apoio de deputados estaduais e federais, ratificando que Campos só tem a ganhar. Ele desejou sucesso à nova Reitoria e colocou-se à disposição tanto no Sintuperj como no Conselho Universitário.