Sintuperj vai à Casa Civil reivindicar envio de plano de carreira da Uenf para Alerj

As coordenadoras gerais do Sintuperj, Cassia Gonçalves e Regina de Souza, o coordenador de Política Social, Anti-racismo e Contra a Homofobia do Sintuperj, Paulo Cesar Fernandes, o conselheiro universitário da Uerj Jorge Luís Mattos (Gaúcho) e a presidente da Associação de Docentes da Uenf (Aduenf), Maria Raquel Garcia estiveram na Secretaria de Estado da Casa Civil na tarde desta segunda-feira (20/06). O objetivo foi uma reunião com o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, para debater demandas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O encontro resultado da Audiência Pública realizada no último dia 14/06 (http://www.sintuperj.org.br/2022/06/15/em-audiencia-publica-na-alerj-representantes-do-sintuperj-reivindicam-encaminhamento-imediato-do-pcv-da-uenf-para-aprovacao-na-casa-legislativa/) pelas Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia da Alerj, presididas, respectivamente, pelos deputados estaduais Flávio Serafini e Waldeck Carneiro.

Na reunião na Casa Civil, o coordenador Paulo Cesar Fernandes afirmou que a aprovação do Plano de Carreira que se encontra na Casa Civil corrigiria as distorções existentes desde 2014, quando da aprovação de reajustes de 39% para os docentes e de 19% para os técnico-administrativos e consequente quebra de isonomia entre as duas categorias, cujas carreiras são regidas pela mesma lei (4800/2006). De acordo com Paulo, o secretário afirmou que solicitaria o envio do processo referente ao plano de carreira da Uenf à Comissaf para análise de impacto financeiro e posterior apresentação ao governador.

Sobre o pagamento dos auxílios educação e saúde, já aprovados, de acordo com o coordenador, Nicola afirmou que o pagamento dos auxílios encontra-se parado na comissão do regime de recuperação fiscal de Brasília, e que solicitou providências urgentes quanto ao pagamento dos auxílios, e que ele não entende o porquê da não execução uma vez que todos os trâmites do processo por parte do governo do estado estavam concluídos.

Ao final da reunião, a coordenação Executiva do Sintuperj dialogou com o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Alerj, Flávio Serafini. O deputado afirmou que acredita ser difícil que planos de carreira de qualquer categoria do estado seja aprovado ainda este ano por conta das eleições, mas que se algum plano de carreira de quaisquer categorias for enviado à Alerj solicitará com urgência o envio do plano de carreira da universidade. Na ocasião, a coordenadora geral Cassia Gonçalves entregou ao parlamentar um documento contendo a minuta do projeto de lei que altera a Lei 6701/2014 (plano de carreira dos técnico-administrativos da Uerj) com um encaminhamento da Reitora da Uerj solicitando à Casa Civil, com as devidas justificativas, o envio do projeto para a Alerj.