Técnicos da Uenf aprovam em assembleia texto-base do Acordo Coletivo e carta de intenções da categoria

Os servidores técnico-administrativos da Uenf aprovaram na manhã desta segunda-feira, 12/08, o texto-base do Acordo Coletivo que busca regulamentar os direitos da categoria. Com a aprovação do texto-base, o documento finalizado deverá ser apresentado na próxima quinta-feira, 15/08, durante o debate entre os candidatos à Reitoria da universidade. Os técnicos ainda poderão colaborar com a montagem do Acordo Coletivo, encaminhando até a próxima quarta-feira, 14/08, para a secretaria da delegacia sindical Sintuperj/Uenf, pontos que podem ser adicionados ao texto-base.

Além de aprovar o texto-base do acordo, os servidores técnico-administrativos da Uenf aprovaram também a construção de uma carta de intenções, que tem o objetivo de apresentar as principais pautas dos trabalhadores para os candidatos a reitor e fazer com que os mesmos se comprometam com a garantia de direitos da categoria.

A mesa da assembleia foi composta pela coordenadora geral Regina de Fátima de Souza e pelo coordenador de assuntos jurídicos Sérgio Sebadelhe Dutra, representando a Diretoria Executiva do Sintuperj, e pelos delegados Cristiano Peixoto Maciel, Ernande Elias Ribeiro e José Antônio dos Santos Maciel, representando a Delegacia Sindical Sintuperj/Uenf.

Confira outros pontos abordados na assembleia

Obtenção da Carta Sindical e início da campanha de sindicalização: Iniciando o ponto de informes, o delegado Cristiano Peixoto Maciel exaltou a importância da conquista da carta sindical pelo Sintuperj e anunciou a promoção da campanha de sindicalização com o objetivo de fortalecer a categoria e a entidade. A coordenadora Regina de Souza também abordou esse ponto, ressaltando que a diretoria do Sintuperj está empreendendo todos os esforços para lutar pelos servidores técnico-administrativos de todas as universidades públicas estaduais de forma igualitária, reafirmando o fato de que os trabalhadores de Uenf, Uerj e Uezo são servidores de maneira igual. Os materiais relativos às novas sindicalizações (cartilha e fichas) já estão disponíveis na sede da delegacia.

Debate entre os candidatos a reitor da Uenf: Outro informe repassado pelo delegado Cristiano Peixoto Maciel é a realização de um debate entre os candidatos à Reitoria da universidade, que será realizado no dia 15/08, quinta-feira, às 09h, no auditório do CCH (Centro de Ciências do Homem). Na pauta do debate, questões relativas aos servidores técnico-administrativos da Uenf. Os candidatos Raul Palácio (chapa “Cada Vez Mais Uenf: Inovadora e Participativa) e Carlos Eduardo Rezende (chapa AvançaUenf: Ciência e Sociedade) confirmaram presença no espaço.

Questões jurídicas: Dentre os informes, Cristiano informou que a mudança de regras no Poder Judiciário pode ocasionar a cobrança de custas aos trabalhadores que desejam ingressar com ações por meio do Departamento Jurídico do Sintuperj. Os servidores serão informados sobre essa possibilidade e, em caso de ingressar com alguma ação, deverão assinar um termo de esclarecimento sobre a possível cobrança de custas. Outro ponto abordado pelo coordenador Sérgio Sebadelhe Dutra é a necessidade de agendamento de uma assembleia específica para abordar as questões jurídicas do Sindicato, que está se articulando para mover três ações buscando o ressarcimento das perdas financeiras durante o período em que os trabalhadores sofreram com os atrasos de salários, além da recomposição de perdas inflacionárias.

Cessão de EPIs e caixa de primeiros socorros: O delegado sindical Cristiano Peixoto Maciel informou que foram debatidas com o chefe de gabinete da reitoria da Uenf Rogério Castro questões como a cessão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e kits de primeiros socorros para os trabalhadores e laboratórios. Nesta reunião, Rogério orientou que os trabalhadores devem requisitar os EPIs necessários aos seus chefes imediatos, que deverão comunicar essa demanda ao chefe de laboratório ou ao diretor de centro para que esse pedido seja encaminhado ao almoxarifado. Em relação à caixa de primeiros socorros, o chefe de gabinete informou que será cedido aos setores um kit básico.

Greve Nacional da Educação: A coordenadora Regina de Fátima de Souza abordou a importância da Greve Nacional da Educação, que está marcada para a próxima terça-feira, às 15 horas, em várias cidades do Brasil. De acordo com Regina, é necessário reforçar a luta em defesa da universidade pública, principal espaço de produção de conhecimento do país. Haverá mobilização para a Greve Nacional da Educação no Centro de Campos, com concentração a partir das 15 horas, sendo importante a participação de todos os trabalhadores.

Realização de bazar na Uenf: Em comemoração pelo aniversário de 26 anos da Uenf será promovido no próximo sábado, 17/08, entre às 09h e às 14h, na quadra do CCH, um bazar da comunidade. O evento irá contar com a promoção de serviços como agendamento da carteira de trabalho e da primeira via de carteira de identidade, aferição de pressão e da taxa de glicose, distribuição de mudas de árvores, vacinação de cães e gatos, campanha de adoção de animais, venda de livros (sebo), e participação de clubes de carros antigos e motociclistas, dentre outros.

Atendimento médico na universidade: Teve início no último dia 05/08 o atendimento médico no ambulatório para servidores da Uenf. Estão sendo oferecidas para a comunidade (servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes) 10 senhas para atendimento na parte da manhã, entre às 9h e às 11h. O atendimento é presencial, por ordem de chegada. Devido às instalações, os serviços oferecidos estão restritos neste momento, mas existem negociações para que esse serviço seja ampliado.

Prorrogação do Regime de Recuperação Fiscal: A coordenadora Regina abordou outro ponto durante a assembleia, que é a possível prorrogação do Regime de Recuperação Fiscal do estado do Rio de Janeiro (RRF). A coordenadora geral do Sintuperj apontou a necessidade dos trabalhadores defenderem seus direitos, como a recomposição de perdas inflacionárias, acumulada em torno de 35% nos últimos cinco anos. Para fortalecer a luta, Regina ressaltou novamente a importância da sindicalização, que referencia a entidade sindical como um espaço de resistência contra os ataques aos trabalhadores.

Visitas aos campi externos da Uenf e investimentos para os trabalhadores: O coordenador Sérgio informou que a Diretoria Executiva do Sintuperj está se articulando para realizar visitas ao campus da Uenf na cidade de Itaocara, à Pesagro e ao Colégio Agrícola nas próximas semanas. Outro destaque do coordenador jurídico do Sintuperj é que o sindicato passará a oferecer café da manhã para os servidores dessas unidades, pois esses trabalhadores chegam muito cedo aos seus postos de trabalho.