A Uerj foi palco do II Encontro Nacional da “Geração Henfil”, que reúne ex-estudantes e militantes que, juntos, lutaram pela redemocratização do país e o fortalecimento do movimento estudantil. O nome “Henfil” foi escolhido como forma lembrar e homenagear aquele que, contemporâneo aos ex-estudantes, usou sua arte para lutar contra o regime ditatorial militar. Henrique de Souza Filho, o Henfil, foi um consagrado cartunista, além de quadrinista, jornalista e escritor.
Realizado em dois dias, a abertura Encontro foi no Auditório 13 do campus Maracanã da Uerj, lugar simbólico para a história da luta dos estudantes por ter sido o ponto de partida de várias mobilizações de caráter nacional, como lembrado durante o encontro, e também como uma forma de promoção de um “ato em defesa da Uerj”, devido à greve crise pela qual passa a instituição.
Durante os pronunciamentos, os militantes lembraram o contexto político de quando eram estudantes e que incluíam não apenas a luta pela redemocratização, como também a defesa do ensino público e sua expansão, traçando um paralelo com a atual conjuntura.