Vitória do Sintuperj e dos trabalhadores da Uenf! Governo confirma fim dos descontos de Auxílio-Alimentação dos servidores da universidade

Após muita luta do Sintuperj, por meio de sua Diretoria Executiva e da Delegacia Sindical Sintuperj-Uenf, em conjunto com os servidores técnico-universitários da Uenf e com apoio da Administração Central da universidade, os trabalhadores da universidade conquistaram uma grande vitória e a novela dos descontos no Auxílio-Alimentação dos trabalhadores terá um fim. A Secretaria do Estado da Casa Civil encaminhou mensagem endereçada à Reitoria da Uenf na última segunda-feira, 26/04, na qual informa que foi feita alteração na rubrica que apontava descontos nos auxílios dos servidores da universidade nos feriados e pontos facultativos.

De acordo com a comunicação encaminhada pela secretaria de Estado, a correção dos valores estará disponível na folha de pagamento dos trabalhadores da Uenf do próximo mês de maio (que será paga em junho). Também haverá o ressarcimento dos valores descontados, já que a decisão é retroativa a 31 de março de 2020. No entanto, neste primeiro momento os ressarcimentos serão feitos tendo como base o mês de janeiro de 2021, pois o governo estadual não está realizando pagamentos de Despesas de Exercício Anterior (DEA) utilizando como base o Decreto Estadual nº 46.993 de 2020.

A suspensão dos descontos do Auxílio-Alimentação dos servidores da Uenf é uma pauta de luta importante para os trabalhadores da instituição, pois o mesmo se trata de uma verba de natureza alimentar. E o Sintuperj encampou a reivindicação dos trabalhadores trabalhando incansavelmente para conquistar a vitória que é a suspensão dos descontos. Além das reuniões com a Administração Central da Uenf para solucionar internamente o problema, o sindicato foi às secretarias de governo reivindicar que a situação dos trabalhadores da Uenf fosse regularizada, a exemplo do ocorrido em 16/12/2020, quando o Sintuperj encaminhou um ofício endereçado à Secretaria Estadual de Fazenda abordando o tema, e esteve presencialmente na sede da mesma, com a coordenadora geral Regina de Fátima de Souza, para cobrar o andamento do processo e o fim dos descontos nos auxílios dos trabalhadores.

Confira a matéria com a visita da coordenadora do Sintuperj, Regina de Souza, à Secretaria Estadual de Fazenda para cobrar a suspensão dos descontos do Auxílio-Alimentação dos servidores da Uenf:

Sintuperj cobra à Secretaria Estadual de Fazenda regularização do pagamento do auxílio-alimentação dos servidores da Uenf