Vitória sacramentada! Técnicos da Uerj e Sintuperj conseguem parametrização AU/TU no Executivo estadual

Após muitas mobilizações e cobranças da direção do Sintuperj junto à Administração Central da Uerj e ao Governo estadual, foi anunciada nesta terça-feira (13/07) pela Secretaria de Estado da Casa Civil a parametrização dos auxiliares universitários/técnico universitários (AU/TU). Com isso, os auxiliares técnico-universitários categoria II serão reenquadrados na categoria III, desde que apresentem certificado de ensino médio completo; enquanto que os auxiliares técnico universitários da categoria III serão reenquadrados na categoria IV, desde que apresentem certificado de ensino médio profissionalizante ou formação especializada.

A luta dos diretores do Sintuperj pelo reenquadramento começou antes de 2019, ano em que foi publicada no dia 1º de julho a Lei 8436, contando com a ajuda fundamental do ex-diretor do sindicato e conselho universitário Jorge Luís Mattos (Gaúcho). A mobilização junto aos parlamentares da Assembleia Legislativa e à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) resultou no artigo 13 da referida lei, que determinou a inclusão do artigo 14 B à Lei 6701 de 11 de março de 2014 (reestruturação do plano de carreira dos técnico-administrativos da Uerj). Por sua vez, artigo 14 B estipula as condições para o novo enquadramento dos auxiliares técnico universitários.

Desde então, iniciou-se uma grande luta da categoria técnico-administrativa da Uerj e do sindicato que lhes representa, o Sintuperj, para que os parâmetros estipulados na lei de 2019 fossem incorporados pelo Sistemas Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH/RJ). Veja no link abaixo o comunicado da Secretaria de Estado da Casa Civil:

SEI_ERJ – 19563486 – Despacho de Encaminhamento de Processo