12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem: Sintuperj exalta as lutas e vitórias dessa categoria de trabalhadores que é necessária para a saúde brasileira!

A OMS, Organização Mundial da Saúde, declarou no último dia 05/05 o fim da pandemia de COVID-19. Durante pouco mais de três anos, no qual muitas pessoas foram vitimadas no Brasil e no mundo, o trabalho dos profissionais de enfermagem foi essencial para a superação das dificuldades que se impuseram à humanidade na maior emergência sanitária dos últimos 100 anos.

O trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem foi extremamente necessário desde o primeiro momento. Sendo os primeiros a se colocarem na linha de frente para enfrentar o enorme desafio que se apresentava, esses profissionais exerceram com dedicação e entrega as atividades imprescindíveis para que a população pudesse vencer o vírus. Os profissionais de enfermagem também foram necessários para a aplicação das vacinas que levaram à superação da pandemia, inoculando mais do que uma dose de antígeno, mas a esperança de vida para milhões de pessoas em todo o planeta.

Sabemos que a vida dos profissionais de enfermagem não é fácil. São dias e horas de plantões, muitas vezes exaustivos, no qual trabalhadoras e trabalhadores da área dedicam esforço, suor e dedicação pela saúde da população. E por isso mesmo exigimos e defendemos o respeito e a valorização da classe, pois sem a enfermagem não existe promoção da saúde.

O Sintuperj, que atualmente em sua direção geral conta com três mulheres profissionais da área de enfermagem (Cassia Gonçalves, Regina Souza e Catia Alves), além de outras tantas profissionais que fazem parte de sua Diretoria Executiva, vem por meio desta exaltar a luta de enfermeiras e enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todo o Brasil. A atuação do sindicato foi essencial para corrigir injustiças e distorções cometidas contra a classe, além de possibilitar vitórias para a categoria. Os profissionais dos serviços de saúde da Uerj (Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hupe; Policlínica Universitária Piquet Carneiro, PUPC; e Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, HURHC), que formam o maior contingente de trabalhadores da universidade, sabem que podem contar com a atuação do Sintuperj na defesa intransigente de seus direitos.

12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem. Reconhecemos e defendemos a luta e as reivindicações desses profissionais, sem os quais a saúde brasileira não existe. Contem conosco. Caminharemos sempre juntos!