Assembleia dos técnicos da Uerj reafirma demandas e importância política do Sintuperj

No dia em que o Sintuperj completou 23 anos de fundação, os técnico-administrativos da Uerj realizaram assembleia na última segunda-feira (31/10). A coordenadora geral do sindicato Cássia Gonçalves afirmou que apesar de o Sintuperj ser um sindicato jovem, já acumula muitas lutas e conquistas em sua história. Ela agradeceu aos sindicalizados por manterem o sindicato em atividade através de suas contribuições e afirmou que um dos objetivos da atual Diretoria é ampliar a base de filiados para fortalecer ainda mais a categoria técnico-administrativa no âmbito político. “A melhor previdência privada do trabalhador é se sindicalizar para ter um sindicato para lutar por nós”, garantiu.

Ela ressaltou que durante as reuniões com as chapas que concorrem à Reitoria da Uerj, nas eleições que ocorrerão entre os dias 07 e 09 de novembro, o agendamento de reunião com o governador e o envio do projeto de reformulação do plano de carreira da Casa Civil para a Assembleia Legislativa estiveram entre as prioridades. “Queremos muito fazer o auxílio saúde para os aposentados”, acrescentou, reiterando que a Procuradoria Alerj afirmou que incluirá uma emenda com esse fim. Além disso, a coordenadora afirmou que o sindicato tem pleiteado à PG Uerj um respaldo jurídico para incluir os auxílios Saúde e Educação nos contracheques, e assim propiciar maior segurança.

Cassia também ressaltou que a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Uerj está finalizando os trabalhos relativos aos Auxiliares Universitários ativos e aposentados – beneficiando, inclusive, pensionistas – para que recebam retroativamente os valores que lhes são devidos por conta de reenquadramento. Ela ressaltou o trabalho feito pelo funcionário do Sintuperj Eduardo Belarmino, que acompanhou diversos servidores sindicalizados ao Ministério do Trabalho auxiliando os que necessitavam de documentação que comprovassem a função exercida para fins de reenquadramento. A coordenadora afirmou ser “gratificante” ver os trabalhadores receberem seus direitos.

Conselheiro universitário e ex-coordenador do Sintuperj, Jorge Luís Mattos (Gaúcho) se disse orgulhoso do trabalho exercido pela atual direção do Sintuperj que, de acordo com ele, conseguiu solucionar questões que nem mesmo diretorias anteriores conseguiram. Ele ressaltou a incorporação da Uezo como uma das principais vitórias, salvando o ensino superior na Zona Oeste e resguardando os servidores da extinta instituição. Ele também destacou a criação dos níveis A3 e A4 para os auxiliares universitários, que impediu que os auxiliares então enquadrados como técnicos universitários tivessem seus vencimentos drasticamente reduzidos. “Tudo que os técnicos conquistaram – são quatro leis – foi trabalho desse sindicato que está de aniversário hoje”, concluiu.

Cassia afirmou que sente muito orgulho em ter Gaúcho nos quadros da Uerj e, em especial, do Sintuperj. Ela lembrou que ele foi homenageado pelo Cofen, na semana passada, afirmou que ele é um mestre para os diretores do Sintuperj e o agradeceu por todo o ensinamento e luta do ex-coordenador do Sintuperj e atual conselheiro universitário. Simone Damasceno, coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, acrescentou que Gaúcho a ensinou tirar o melhor de si e colocar em prática para ajudar outras pessoas.

O coordenador Social, Cultural e de Desporto, Sérgio Dutra, lembrou que a segunda parcela de recomposição salarial, que deveria ter sido paga no primeiro bimestre de 2023 e prometida pelo Governo em troca do fim dos triênios para os novos servidores concursados, ainda não foi paga. Gaúcho sugeriu que o Jurídico do Sintuperj procure possibilidades de respaldo para requerer a retomada dos triênios uma vez que o acordo não foi cumprido. Cassia afirmou que gostaria muito de recuperar os triênios para os servidores pois, além de ter sido um marco de divisão entre novos e antigos concursados, os servidores não contam com fundo de garantia.

Bianca Mantovani, coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, destacou que já estão abertas as inscrições para o Pré-vestibular 2024 cujos procedimentos podem ser executados de forma totalmente virtual. Ela solicitou que cada presente ajudasse a divulgar a informação. O site do Pré-vestibular é o https://presintuperj.com.br/

Sobre a carta compromisso assinada pela chapa concorrente à Direção da Policlínica Piquet Carneiro (PPC), Bianca destacou que a intenção da chapa é trabalhar mais estreitamente com o Sintuperj e, se possível, estabelecer uma delegacia sindical na PPC.

Confira abaixo as deliberações da Assembleia de 31 de outubro de 2023:

Deliberações da Assembleia de 31 de outubro de 2023