Aula Inaugural dá início ao ano letivo 2022 do Pré-vestibular Social do Sintuperj

A coordenadora geral do Sintuperj Regina de Souza fez um histórico do Pré-vestibular Social, que se iniciou em 1998 pela iniciativa de ex-servidores com o objetivo de propiciar a graduação destes trabalhadores. E que cresceu a ponto de atender a comunidade externa a também conseguir realizar o sonho de ingressar em uma universidade. A coordenadora ressaltou que para além do conhecimento didático é fundamental os estudantes conscientizarem seu papel enquanto cidadão, tendo um pensamento crítico em relação ao mundo, contribuindo para o desenvolvimento de seu país. Sobretudo em um momento de extremo vilipendiamento da Educação e de aprofundamento das desigualdades sociais em virtude da pandemia.

     

A coordenadora de Formação Viviane Rodrigues e o funcionário do Sintuperj Carlos Eduardo ressaltaram o espírito de coletividade que envolve estudantes, professores, monitores do Pré-Vestibular, mas que é de fundamental importância a dedicação e persistência de cada aluno para conseguir o seu objetivo.

Em seguida, Viviane fez a apresentação da equipe de professores e monitores que acompanharão os estudantes ao longo do ano. Cada um deles, a maioria ex-alunos do Pré-vestibular Social do Sintuperj, fez uma saudação aos novos estudantes. Na sequência, ex-estudantes aprovados nos vestibulares também deram depoimentos sobre a importância de terem cursado o preparatório e da qualidade do trabalho desenvolvido.

Por fim, os professores Elir Ferreira, Cecília Schubsky, Caroline Trapp e Rafael Guedes promoveram a Aula Inaugural “Geopolítica Mundial e seus Impactos no Brasil”, dando assim início ao ano letivo 2022 do Pré-vestibular Social do Sintuperj.