Confirmação da vitória! Governador sanciona incorporação da Uezo à Uerj

Finalmente a vitória da comunidade da Uezo está completa. O Governador Claudio Castro sancionou na última terça-feira, 22/03, a Lei Estadual nº 9602 (Projeto de Lei nº 5.071/2021), que promove a incorporação da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste à Fundação Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, que foi vontade manifesta da comunidade ueziana, foi aprovado no plenário da casa legislativa no dia 15/03 por 49 votos favoráveis, 09 contrários e 01 abstenção.

Confira a sanção da Lei no Diário Oficial do Estado (DOERJ)

22.03.2022 – Diário Oficial do Estado (DOERJ)

Com a sanção da incorporação a Uezo passa a se chamar Campus Uerj – Zona Oeste, e de acordo com a reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, estão previstos investimentos em torno de R$ 50 milhões para que a unidade finalmente consiga desempenhar sua missão de maneira qualitativa, que é promover o desenvolvimento da Zona Oeste, região com maior área e maior quantidade de moradores da capital fluminense. Outro ponto importante dessa incorporação é que os trabalhadores da Uezo passam a ter os mesmos direitos dos trabalhadores da Uerj: os servidores técnico-administrativos e docentes passam a ser contemplados pelos respectivos plano de carreira de suas categorias (para os técnicos a Lei Estadual nº 6.701/2014, e para os docentes a Lei Estadual nº 5.343/2008). Também deverão ser ajustados e padronizados de maneira isonômica todos os valores de atributos (cargos em comissão, funções gratificadas, adicionais e auxílios de cunho indenizatório), dando direito para que os servidores da Uezo recebam os auxílios que eles não possuem, como o auxílio creche, auxilio alimentação e auxílio excepcional. Por outro lado, os servidores da Uerj receberão o auxílio transporte. E o Sintuperj está em negociação com a Reitoria e espera para os próximos dias a conquista dos auxílios saúde e educação para todos.

O Sintuperj se orgulha de ter feito parte desta luta de maneira ativa, abraçando desde o primeiro momento a legítima pauta de reivindicação dos trabalhadores da Uezo, e sua Diretoria Executiva esteve presente em todas as mobilizações e espaços de negociação buscando a incorporação que a partir de agora dá dignidade aos trabalhadores e a esperança de uma nova história para a Uezo, agora Campus Uerj – Zona Oeste. Com essa primeira grande batalha vencida, o Sintuperj foca na segunda grande pauta de luta para este ano de 2022: a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores técnico-administrativos da Uerj. As duas pautas de luta foram iniciadas em conjunto, mas a incorporação da Uezo foi encaminhada primeiro para apreciação da Alerj por ter chegado antes à Secretaria Estadual da Casa Civil, onde atualmente se encontra o PCCS. De acordo com o governador Claudio Castro, o plano será enviado para a Alerj assim que houver uma brecha no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Sigamos na luta buscando mais essa vitória!

Confira vídeo da coordenadora geral do Sintuperj, Cassia Gonçalves Santos da Silveira, sobre a sanção da Lei que incorpora a Uezo à Uerj

Uezo é Uerj!

Quem luta conquista!

Parabéns, comunidade da Uezo!