As categorias de Enfermagem do Rio de Janeiro promoveram mais uma mobilização em defesa da garantia do piso salarial nacional. Na tarde dos dias 29 e 30/06, diversas trabalhadoras e trabalhadores da área realizaram o Grande Ato da Enfermagem no Rio de Janeiro, que contou com atos no Centro da cidade. As mobilizações tiveram início no Hospital Federal dos Servidores e marcha até o Hospital Municipal Souza Aguiar, além de contar com um caráter contínuo com a realização de uma vigília em frente à sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova. O Sintuperj marcou presença nessa mobilização prestando solidariedade através da coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, Simone Menezes Damasceno.
Além da luta pela garantia do piso salarial, com sua aplicação no salário-base e retroativo à maio, outros pontos de pauta fizeram parte das reivindicações das trabalhadores e trabalhadores da enfermagem. Dentre elas a instituição da jornada de 30 horas semanais; criação do cargo de técnico em enfermagem no Ministério da Saúde com seu devido enquadramento na carreira; cumprimento dos termos do acordo de greve negociado no ano de 2014; instituição de políticas de combate ao assédio moral; rechaço a qualquer proposta de privatização; e rejeição da proposta de repasse do controle do Hospital Federal da Lagoa para o Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras foi sancionado em 14/08/2022, através da Lei Federal n° 14.434, e para sua consolidação é necessária a regulamentação desse direito. O Sintuperj reafirma seu apoio à todas as pautas de reivindicação da categoria e também às mobilizações promovidas pela mesma, seguindo confiantes na vitória.