Categorias de enfermagem do Rio de Janeiro promovem grande ato e vigília em defesa do piso salarial nacional no Centro da cidade

As categorias de Enfermagem do Rio de Janeiro promoveram mais uma mobilização em defesa da garantia do piso salarial nacional. Na tarde dos dias 29 e 30/06, diversas trabalhadoras e trabalhadores da área realizaram o Grande Ato da Enfermagem no Rio de Janeiro, que contou com atos no Centro da cidade. As mobilizações tiveram início no Hospital Federal dos Servidores e marcha até o Hospital Municipal Souza Aguiar, além de contar com um caráter contínuo com a realização de uma vigília em frente à sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova. O Sintuperj marcou presença nessa mobilização prestando solidariedade através da coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador, Simone Menezes Damasceno.

Além da luta pela garantia do piso salarial, com sua aplicação no salário-base e retroativo à maio, outros pontos de pauta fizeram parte das reivindicações das trabalhadores e trabalhadores da enfermagem. Dentre elas a instituição da jornada de 30 horas semanais; criação do cargo de técnico em enfermagem no Ministério da Saúde com seu devido enquadramento na carreira; cumprimento dos termos do acordo de greve negociado no ano de 2014; instituição de políticas de combate ao assédio moral; rechaço a qualquer proposta de privatização; e rejeição da proposta de repasse do controle do Hospital Federal da Lagoa para o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras foi sancionado em 14/08/2022, através da Lei Federal n° 14.434, e para sua consolidação é necessária a regulamentação desse direito. O Sintuperj reafirma seu apoio à todas as pautas de reivindicação da categoria e também às mobilizações promovidas pela mesma, seguindo confiantes na vitória.