Centro de Ciências Sociais, Sintuperj e Asduerj debatem demandas da comunidade universitária

A convite do diretor do Centro de Ciências Sociais (CCS), Renato dos Santos Veloso, o Sintuperj e a Asduerj se reuniram no CCS a fim de colocar em pauta demandas da comunidade uerjiana, nesta quarta-feira (20/03).

Entre os pontos apresentados pelo diretor, estiveram a necessidade de substituição dos trabalhadores terceirizados e contratados por concursados, ressaltando que os trabalhadores sem vínculo efetivo com a universidade sofrem com atrasos salariais. Nesse sentido, foi reivindicada maior celeridade na convocação de aprovados no último concurso para técnico universitário.

A coordenadora geral do Sintuperj Regina de Souza ressaltou que os atrasos salariais de terceirizados e contratados são uma situação antiga e crônica da universidade, que constantemente passa por esse cenário. Ela enfatizou que a universidade deve atuar mais no sentido de proteger esses funcionários, uma vez que eles são mais vulneráveis a enfrentar esses desrespeitos à lei trabalhista.

Além disso, foi ressaltada a necessidade de promoção de mecanismos voltados à saúde mental de estudantes e trabalhadores. Sobre a questão, Regina defendeu a necessidade de ampliação do acompanhamento físico e mental de trabalhadores e estudantes pela universidade.

Na reunião também foi ressaltada a importância da realização de assembleias comunitárias, que agregam técnicos, docentes e estudantes, para discutir e buscar soluções para as demandas da comunidade uerjiana.

Por fim, a Direção do Centro de Ciências Sociais se colocou à disposição para trabalhar em parceria com as entidades representativas dos três segmentos da universidade.

Pelo Sintuperj, participaram da reunião a coordenadora geral Regina de Souza e a coordenadora de Administração e Finanças, Neuza Conceição. Pela Asduerj, participaram a presidenta, Amanda Moreira, e o 1º secretário, Dario Sousa. Pelo Centro de Ciências Sociais, participaram o diretor Renato Veloso, sua assessora, Ana Claudia Leão, e o servidor do CCS Arnaldo Gama.

Imagem: Sérgio Franklin/Asduerj