Pela segunda vez em mais de 70 anos de fundação, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro terá uma mulher à frente da Administração Geral. Gulnar Azevedo e Silva, pesquisadora e professora do Instituto de Medicina Social da UERJ, foi eleita para ocupar o assento de reitora pelos próximos 4 anos (2024-2027). Junto com ela, foi eleito para a vice-reitoria o professor do Instituto de Letras Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues. A chapa vencedora obteve 55,1% dos pontos. A chapa 30, formada pelos professores Mario Sergio Carneiro e Lincoln Tavares obteve 44,9% dos pontos.
O Sintuperj parabeniza Gulnar Azevedo e Bruno Deusdará pela vitória e deseja aos eleitos um mandato de muito trabalho e dedicação ao progresso de servidores e estudantes da Uerj, uma das universidades mais populares e representativas do país. Além disso, o sindicato coloca-se à disposição para trabalhar em prol de toda a comunidade universitária. Em especial, dos técnico-administrativos.
No dia 19 de outubro de 2023, o Sintuperj reuniu-se com a chapa 10 quando foi assinado uma carta compromisso pelos então candidatos. Veja no link ao lado: http://www.sintuperj.org.br/?p=10007
Confira abaixo os números finais das eleições para a Reitoria da Uerj e para as diretorias setoriais:
Reitoria
Chapa 10: 55,1% (eleita no segundo turno)
Chapa 30: 44,9%
Direção do CBI
Mario Frisch: 55,9% (eleito no segundo turno)
Jorge Carvalho: 44,1%
Direção do CCS
José Ricardo Cunha: 42,2%
Renato Veloso: 57,8% (eleito no segundo turno)
Direção do CEH
Roberto Dória: 69,5% (eleito no primeiro turno)
Rosana de Oliveira: 30,5%
Direção do CTC
Nádia Pimenta Lima: 54,6% (eleita no primeiro turno)
Maria Georgina Muniz: 45,4%