Comitiva do Sintuperj vai à Brasília e se reúne com secretário André Ceciliano para buscar destravamento dos auxílios e apoio para aprovação dos Planos de Carreira de Uerj e Uenf

O Sintuperj segue trabalhando e mobilizando incansavelmente, internamente e em diversas esferas, em busca de vitórias para os trabalhadores das universidades públicas estaduais. Nos dias 15 e 16/03, o coordenador jurídico Cristiano Peixoto Maciel e a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Maristela de Lima Dias estiveram em Brasília para dialogar com representantes do Governo Federal com o objetivo de reivindicar a liberação dos auxílios de natureza indenizatória dos servidores de Uerj e Uenf e interlocução para a aprovação e implantação dos planos de carreira (Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Uerj – PCCS – e Plano de Cargos e Vencimentos da Uenf – PCV).  Os coordenadores foram recebidos no Palácio do Planalto no dia 16/03 pelo Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do Governo, André Ceciliano, para uma reunião com o objetivo de buscar uma solução para o desembaraço dos processos dos auxílios Saúde e Educação que estão travados no Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal (CSRRF) – Ministério da Fazenda. Também esteve presente na reunião o ex-reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro, que foi o gestor responsável por assinar os Atos Executivos de Decisão Administrativa (AEDA’s) que regulamentaram os auxílios de natureza indenizatória para os trabalhadores da UERJ, tendo como base as leis estaduais 9.450/2021 e 9.602/2022.

Durante a reunião, os coordenadores do Sintuperj apresentaram as demandas relativas aos auxílios e a necessidade de liberação dos mesmos, que quando efetivados irão atender mais de 13 mil famílias de servidores da Uerj e Uenf e  entregaram todos os documentos relativos aos processos, para que o Secretário  tenha em mãos todo o panorama da situação. Em resposta, o Secretário André Ceciliano se comprometeu a analisar o pleito e traçar uma estratégia junto ao Executivo Federal para resolver essa questão, além de solicitar uma agenda com o Secretário Estadual da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, para que a busca pela resolução dessa questão seja feita de maneira integrada.

Os representantes do Sintuperj aproveitaram a oportunidade para também solicitar um apoio e o estabelecimento de um diálogo entre o Governo Federal e o Governo do Estado do Rio de Janeiro para que  governador Claudio Castro encaminhe à Alerj , o mais breve possível, as propostas dos planos de carreira das universidades, para que sejam apreciados e votadas. O secretário André Ceciliano demonstrou apoio à demanda e informou que a agenda solicitada com os representantes do Governo do Estado será com a presença da representação do Sintuperj para que sejam debatidos, da melhor forma, os temas necessários.

A reunião com o secretário André Ceciliano foi fruto das diversas incursões promovidas pelos representantes do Sintuperj na Alerj, percorrendo gabinetes e dialogando com os parlamentares. Em um desses diálogos, o deputado estadual Andrezinho Ceciliano recebeu as reivindicações do sindicato e se comprometeu a apoiar a luta da entidade buscando inicialmente a marcação de uma agenda para tratar dos temas propostos. Durante a reunião, o compromisso com as pautas das universidades foi ratificado em diversos momentos.

Representantes do Sintuperj também aproveitam ida à Brasília para percorrer gabinetes no Congresso Nacional

Além das reuniões com o secretário André Ceciliano, a comitiva do Sintuperj esteve presente no Congresso Nacional, onde buscou dialogar com deputados federais representantes da bancada do Rio de Janeiro, marcando presença nos gabinetes dos Deputados Murillo Gouvêa, Marcelo Queiroz, Washington Quaquá, e Lindbergh Farias, além da deputada federal Gleisi Hoffman (presidenta nacional do PT) sendo recebidos por parlamentares, chefes de gabinete  e assessores.

No gabinete do deputado Murillo Gouvêa os representantes do Sintuperj foram recebidos pelo Assessor  Parlamentar Marcelo Garcia, que após ouvir e debater as demandas agendou uma reunião com o deputado e os coordenadores do sindicato, para que os mesmos pudessem apresentar as demandas. Como resultado da reunião, o parlamentar se comprometeu a abrir um canal de diálogo com o também deputado Washington Quaquá (vice-presidente nacional do PT), para tratar de todos os pontos de reivindicação apresentados. O Deputado federal Murillo Gouvêa, ressaltou a importância das parcerias firmadas entre as universidades e as administrações públicas Federal e Estadual para o desenvolvimento do Rio de Janeiro e de sua população.

 

 

Na reunião com o Deputado Federal Marcelo Queiroz e o chefe de gabinete, Leonardo Pinto, o parlamentar ouviu atentamente as demandas do Sintuperj e se comprometeu a encaminhar as mesmas ao governador Claudio Castro, com quem o mesmo tinha, inclusive, uma agenda marcada para o dia seguinte. Marcelo Queiroz exaltou o trabalho do Hospital Veterinário da Uenf e sua importância em defesa da causa animal, uma de suas principais pautas de luta, além de ressaltar a importância das universidades nas parcerias em projetos para a sociedade.

Nos gabinetes dos deputados federais Washington Quaquá, Lindbergh Farias e Gleisi Hoffman o Sintuperj foi recebido por seus respectivos chefes de gabinetes e assessores, visto que os mesmos estavam em atividades agendadas anteriormente. As equipes dos três parlamentares se comprometeram a agendar uma reunião para tratar das pautas do sindicato. Ainda foi feita uma sugestão para que todas essas demandas das universidades públicas estaduais fossem encaminhadas para a bancada federal do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados, para que possa ser construído um entendimento conjunto de todos os parlamentares sobre os temas apresentados e um trabalho unificado possa ser estruturado.