Conselheiros do TCE rejeitam contas do governo Pezão e abrem caminho para impeachment

Os conselheiros do TCE, Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, reprovaram em sessão realizada nesta terça-feira, 30/05, as contas do governo de Luiz Fernando Pezão no exercício de 2016. Por quatro votos a zero (unanimidade), o tribunal rejeitou as contas apresentadas por descumprimento dos limites constitucionais nas áreas de saúde, educação e ciência e tecnologia.

Além da reprovação das contas, indicada pela conselheira responsável pela relatoria do processo, os demais conselheiros acompanharam a indicação da relatoria e também determinaram a instauração de cinco auditorias nas contas do governo, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades.

Com a reprovação das contas do governo, abre-se o caminho para mais uma reivindicação do impeachment do governador Luiz Fernando Pezão, por improbidade administrativa. Cabe ressaltar que os últimos oito processos de impeachment foram rejeitados pela presidência da Alerj, Assembleia Legislativa, que atualmente é ocupada pelo deputado estadual Jorge Picciani, um dos principais comparsas de Pezão nos ataques contra os servidores públicos estaduais e a população.

A sessão de reprovação das contas do governo Pezão foi acompanhada pelo Muspe, Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais, e pelo Sintuperj, através do coordenador geral Antônio Virgínio Fernandes e do delegado sindical Sintuperj-Uenf, Sérgio Sebadelhe Dutra.

Publicado em 30/05/2017