Conselheiros se reúnem na primeira sessão do Consun-Uerj do ano de 2024

Foi realizada na manhã da última segunda-feira, 02/02, a primeira sessão do Conselho Universitário da Uerj, o Consun, no ano de 2024. E na abertura do espaço a reitora Gulnar Azevedo e Silva abriu os trabalhos destacando a necessidade de reconstrução dos conselhos superiores da universidade em busca da integração entre as unidades, ao melhor acolhimento aos estudantes e a melhoria das condições de trabalho para os servidores da instituição e, por conta disso, apontou a importância da realização das sessões de maneira presencial como um aspecto que fortalece a Uerj.

Nesta sessão do Consun foram abordados na ordem do dia cinco pontos de pauta. O primeiro foi a aprovação dos nomes indicados pela Reitoria como representantes no Conselho de Curadores (Guilherme Abelha, do Instituto de Matemática e Estatística, como titular; e Daniele Brandt, da Faculdade de Serviço Social, como suplente). O segundo ponto foi a apreciação da resolução que normatiza promoções e progressões funcionais na carreira docente da Uerj (processo 51826/2022, que teve como relatora a conselheira Daniele Brandt). O terceiro e quarto pontos são honrarias concedidas a personalidades, e foram aprovados os títulos de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Gilberto Gil (processo 4087/2023, indicado pelo Centro de Educação e Humanidades, e com relatoria do conselheiro André Monat) e à militante e ativista LGBTQIAP+ Keila Simpson (processo 26998/2022, indicado pela Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis – PR-4, e com relatoria do conselheiro Affonso Henriques). E o último ponto de pauta foi a solicitação da revogação do título de Doutor Honoris Causa ao general Emílio Garrastazu Médici, que foi retirado de pauta momentaneamente para a criação de uma Comissão da Memória e da Verdade da Uerj, iniciativa que promoveria todo um conhecimento e um arcabouço que culminaria na revogação dessa resolução.

Confira outros pontos abordados durante a sessão do Consun desta sexta:

Conselheira Cassia Gonçalves destaca importância da união da comunidade uerjiana em defesa da reformulação do PCCS dos técnicos

A conselheira Cassia Gonçalves, coordenadora geral do Sintuperj, utilizou seu momento de fala na abertura do expediente para destacar a luta do sindicato pela aprovação e implementação da reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores técnico-administrativos da Uerj (PCCS). Cassia lamentou a divulgação de uma notícia equivocada sobre o PCCS na qual houve a publicação de parte das negociações com o Governo do Estado, negociações essas que estão em andamento.

A conselheira fez um clamor a todos os setores da universidade para que “falem a mesma língua” em relação do plano e a defesa da reformulação, da mesma forma que a Reitoria da Uerj demonstrou seu comprometimento com a pauta dos técnicos e vem dando o apoio nas negociações. Para Cassia, mesmo com o atual cenário do Estado do Rio de Janeiro e a posição sustentada pelo Governo de que não há dinheiro em caixa, as dificuldades de negociação podem ser superadas com o trabalho, a luta e o otimismo de toda a comunidade universitária unida em prol dessa conquista.

Momentos após a fala de Cassia, a palavra foi passada para o também conselheiro Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho), que destacou que as pessoas que porventura vazaram as informações sobre as negociações dos planos causaram um desserviço à universidade e aos trabalhadores. Gaúcho apontou que não é prática do Sintuperj e nem da Reitoria da Uerj vazar documentos com o objetivo de atrapalhar negociações com o Governo do Estado, e que esse tipo de prática já aconteceu em momentos anteriores na história da universidade trazendo prejuízos, como foi o caso dos Auxiliares Técnico-Universitários (AU). O conselheiro também se colocou à disposição para trabalhar pelo crescimento da universidade em conjunto com a Reitoria não só para as pautas relativas aos técnicos, mas para todas as pautas que promovam o desenvolvimento da comunidade universitária.

Reitora faz um balanço do início de sua gestão

Na abertura do Consun, Gulnar Azevedo e Silva apresentou aos conselheiros em sua primeira fala como presidente da sessão um balanço dos pouco mais de 30 dias de gestão da atual Reitoria da Uerj, que teve efetivamente seu início no dia 02 de janeiro. Além da reorganização das equipes de trabalho em diferentes áreas da universidade, Gulnar apontou que foram estabelecidos diálogos com diversos segmentos do Governo do Estado para garantir a regularidade das bolsas e auxílios, e também com o Tribunal de Contas do Estado para mostrar aos representantes do órgão a disposição da Administração Central da Uerj de se ajustar às condições que serão apresentadas pelo órgão.

Outro ponto destacado pela reitora foi à realização de reuniões com as entidades representativas de servidores técnico-administrativos (Sintuperj) e docentes (Asduerj), buscando estabelecer um diálogo aberto e fraterno com as mesmas. Na reunião realizada com a Diretoria Executiva do Sintuperj, a representação do sindicato desejou sucesso à nova reitoria e encaminhou as pautas de luta e uma série de demandas relativas à categoria.

Confira a matéria deste encontro publicada pelo Sintuperj.

Representação do Sintuperj participa de reunião com nova reitoria da Uerj para discutir temas relevantes para a categoria dos técnicos

Os projetos descentralizados também foram abordados por Gulnar Azevedo e Silva em sua fala, com destaque para a iniciativa de montagem de um grupo de trabalho, que em um prazo de três meses deverá analisar todos os projetos registrados. Estão sendo feitos o levantamento desses projetos, análise de relatórios, avaliação do plano de trabalho e a adequação da existência desses projetos conforme as finalidades de ensino, pesquisa e extensão da Uerj. De acordo com a reitora é importante entender o impacto desses projetos e de sua continuidade para a população do Estado do Rio de Janeiro, mas é necessário que esses projetos tenham transparência em todas as etapas evitando que a universidade seja colocada em um lugar de contestação por meio dos órgãos de fiscalização e controle.

Outros temas abordados pela reitora foram relativos aos esforços para viabilizar o início das aulas no campus Cabo Frio, que contará com os cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais; a ampliação da capacidade de atendimentos do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe); e a ampliação do Restaurante Universitário do Campus Maracanã e estratégias para fornecimento de alimentação nos demais campi.

Imagens da matéria captadas da transmissão da TV Uerj disponibilizada no Youtube. Confira a transmissão completa da sessão do Conselho Universitário da Uerj do dia 02/02: