Deliberações da Assembleia Geral Extraordinária de 07/11/2019

Deliberações da Assembleia Geral Extraordinária dos servidores técnico-administrativos da Uerj realizada no dia 07/11/2019.

Deliberações da Assembleia Geral Extraordinária de 07/11/2019

Ofício 255 – Deliberações da Assembleia de 07.11.2019

1) Progressão para todos os técnico-administrativos, respeitando a data de admissão na UERJ;

2) Próxima Assembleia – 16 de janeiro de 2020 às 14h no Campus Maracanã; e

3) Segue em anexo, o relato aprovado do I SEMINÁRIO SOBRE CARREIRAS DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UERJ.

I SEMINÁRIO SOBRE CARREIRA DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UERJ

RELATO

(Texto disposto na íntegra, da forma que foi redigido, apresentado e aprovado em Assembleia)

O I Seminário sobre Plano de Carreira, promovido pelo SINTUPERJ, por si só foi um sucesso, não só pela quantidade dos debatedores, bem como pela quantidade dos temas que foram abordados, com destaques pelo público presente, quanto à manifestação apresentada, no quesito de perguntas e falas de reflexão.

O Seminário teve como pano de fundo a discussão de um tema muito complexo, quando se trata de Plano de Carreira de instituição pública.

Durante dois dias os presentes mostraram que há necessidade de se aprofundar e promover um amplo debate, cujo objetivo é responder: quem somos e para onde vamos?

Num ambiente de crise em que se encontra o Brasil, especificamente o estado do Rio de Janeiro, nos últimos anos, a partir de 2015. As categorias dos servidores públicos, especialmente os que fazem parte do Poder Executivo, sofrem atentados por todos os lados, como o responsável fosse, pela crise instituída. Bem como sabemos, os acordos e os arranjos são produzidos, na maioria das vezes, pelos próprios agentes, que têm por decisão democrática, isto é, pelo voto, o dever de promover ações que visem dar dignidade e hombridade ao povo fluminense.

Conceito de Plano de Carreira: é um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição. (Fonte: Endeavor Brasil)

Partindo desse pressuposto, o I Seminário sobre Plano de Carreira, deu a chance de se fazer um resgate da história dessa categoria, como muitos dizem “tem muita fibra”, bem como, demonstrou que há necessidade de resgatar o Grupo de Trabalho (GT) que por ora adormece no inconsciente de nossa categoria. Não podemos deixar de lado alguns princípios que deverão nortear os trabalhos que alicerçarão nosso caminhar.

Tais princípios são:

elaboração, discussão e defesa de uma proposta que seja a mais justa possível, isto é, temos um tripé como balizador de nossa luta.

Propostas apresentadas pelos integrantes, durante os debates:

1. Resgatar Grupo de Trabalho;
  2. Que este grupo possa promover a organização de curso sobre Carreiras, visando sua inserção no rol de cursos do CAPACIT-UERJ;
  3. Realizar um diagnóstico “in loco” dos problemas enfrentados pelos servidores, não esquecendo a paridade;
  4. Cobrar da UERJ política de reposição do quadro, automática, por conta de vacâncias;
  5. Discussão e elaboração do PCC pela categoria;
  6. Cobrar da UERJ abertura de concurso público, visando substituição dos contratados;
  7. Aperfeiçoar as carreiras já existentes;
  8. Resgatar a Comissão Permanente de Desenvolvimento Funcional – CPDF;
  9. Calendário de reuniões do GT – Carreira;
  10. Discutir em Assembleia a inserção do Abono Permanência, no Plano;
  11. Alterar, o mínimo possível, o Plano em vigor;
  12. Fortalecimento da base, inserindo “todos” os trabalhadores da UERJ;
  13. Categoria deve construir sua própria carreira;
  14. Resgatar o PESUERJ;
  15. Servidor deve participar da construção da política de saúde do trabalhador;
  16. Retirar a Avaliação ou aperfeiçoar sua metodologia de aplicação;
  17. Discutir junto à Assembleia, projeto de atendimento ao servidor e discente, na necessidade de atendimento médico, imediato.

Como podemos verificar, existe um leque de insatisfação, vivido pelo servidor, dentro de nossa instituição.

Podemos reverter sim, essa insatisfação, mas se não houver engajamento de todos, a nossa luta, provavelmente será em vão.

Existem frases da porta blindex do SINTUPERJ, onde poucos observam, os escritos:

“Não fique só, fique sócio”

É um convite, de bem vindo ao quadro social do Sindicato

“Quem luta conquista”

Após sua inserção no quadro social, terá direito de entrar na luta, que poderá ser:

física, social e intelectual.

José Carlos da C. G. Cabral

Relator