Dia do Servidor Público: parabéns às trabalhadoras e aos trabalhadores que são o pilar de desenvolvimento do povo brasileiro!

O dia 28 de outubro é marcado pelas comemorações do Dia do Servidor Público. Instituída no ano de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, a celebração tem como objetivo homenagear a importância que essas trabalhadoras e trabalhadores têm para a população brasileira e para o desenvolvimento da nação. Mas a importância dos servidores públicos vai muito além.

O servidor público, que ingressa no funcionalismo por meio de concurso e que tem prerrogativas como a estabilidade, é um pilar da democracia brasileira. Além de dedicar toda a sua vida laboral à população e ser um importante personagem para um país forte, independente e desenvolvido, é também um dos principais responsáveis pela lisura e honestidade das instituições governamentais. O servidor público com seus direitos garantidos impede práticas de corrupção como apadrinhamento político, troca de favores e desvios de verbas.

Nós, do Sintuperj, temos orgulho dos servidores públicos das universidades públicas estaduais do Rio de Janeiro, Uerj e Uenf. Por meio de seu trabalho e dedicação as duas instituições são referências em ensino, pesquisa, extensão universitária e desenvolvimento tecnológico, dando importante retorno social à população fluminense. Cada real investido na universidade se transforma em melhorias sensíveis para todos os cidadãos do Estado do Rio de Janeiro em vários aspectos, desde os atendimentos de alta complexidade dos serviços de saúde da Uerj, o desenvolvimento de potencialidades regionais do Norte e Noroeste fluminense através da Uenf, o trabalho de pesquisadores para evitar desastres naturais na Região Serrana, e muitos outros serviços, que podem ser visíveis ou de bastidores, mas que entregam para a população uma vida melhor.

Defendemos que os servidores públicos estaduais, não só os das instituições que representamos, mas todas as trabalhadoras e trabalhadores do funcionalismo público, tenham seus direitos respeitados e sua dignidade assegurada, e isso tanto para os ativos quanto para os aposentados, que tanto se dedicaram pela população fluminense. Para os servidores de Uerj e Uenf, defendemos e lutamos pelas reformulações dos planos de carreira (PCCS da Uerj e PCV da Uenf); pela garantia dos adicionais de insalubridade e periculosidade a todos os servidores que fizerem jus; e não iremos descansar até que todos os direitos sejam reconhecidos e implementados.

Diretoria Executiva do Sintuperj

Quadriênio 2023-2026