Jorge Luís Mattos de Lemos (Gaúcho) é homenageado pelo Cofen em congresso internacional de Enfermagem

O conselheiro universitário e ex-coordenador do Sintuperj, Jorge Luís Mattos de Lemos (Gaúcho) foi homenageado durante o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, realizado entre os dias 23 e 26 de outubro de 2023. O Congresso, que é o maior evento científico anual da área de Enfermagem na América Latina, escolhe um profissional por estado da federação para receber homenagens pelos serviços prestados e Gaúcho foi o representante do Rio de Janeiro.

Gaúcho se notabilizou por sua luta política em prol dos servidores das universidades públicas estaduais fluminenses, tanto de técnicos quanto de docentes. Na carreira técnico-administrativa, esteve sempre em posição de destaque na estruturação da carreira, seja por sua atuação na Comissão Permanente de Legislação e Normas do Conselho Universitário da Uerj quanto por sua capacidade de reivindicação e negociação junto ao Governo e Assembleia Legislativa (Alerj). Atributos que também o colocaram como figura importante nas aprovações do plano de carreira e da Dedicação Exclusiva para os docentes da mesma universidade. Assim como para a incorporação do extinto Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) `a Uerj, que resguardou a única instituição superior de ensino público naquela região, e de conquistas para os trabalhadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Lotado há mais de 45 anos no Hospital Universitário Pedro Ernesto, dedicou grande parte de sua carreira profissional aos cuidados dos pacientes do CTI cardíaco do Hupe e também à melhoria das condições de vida e trabalho dos profissionais da Enfermagem, que corresponde à maior categoria de trabalhadores da instituição.

Seu empenho e inquestionável relevância para a Enfermagem já foram reconhecidos pela Alerj, que no ano de 2016 lhe homenageou com a medalha Anna Nery.