Em assembleia, técnicos da Uenf analisam conquistas e defendem unidade na luta e sindicalização

Os técnico-administrativos da Uenf realizaram nesta terça-feira (02/08) uma Assembleia Geral Extraordinária onde foram discutidas a conjuntura do movimento de luta e as principais conquistas recentes da categoria.

Foram dados informes sobre os auxílios Saúde e Educação, que já se encontram em folha suplementar para pagamento referente a julho, e deverá ser pago na semana corrente. Sobre o tema, o coordenador de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas, Cristiano Maciel, a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, Maristela Dias, e o delegado sindical Paulo Cesar Fernandes, fizeram um resgate histórico dessa conquista, cujo projeto de lei é de autoria da Delegacia Sintuperj/Uenf.

Foi ressaltada o apoio da Reitoria até a concretização efetiva dos pleitos, que foram apresentados a vários deputados da Assembleia Legislativa (Alerj). Dentre eles, foi entregue ao deputado Rodrigo Bacellar, por meio de seu assessor e servidor técnico-administrativo da Uenf, Evandro Louback. Iniciava-se assim, os trâmites até a aprovação do projeto, na forma da Lei 9450/2021, sancionada pelo governador em 05/11/2021.

O apoio do parlamentar e de sua assessoria foram fundamentais para essa conquista. Fazem parte desse resgate, os mais de 40 mil km percorridos e as mais de 1.200 horas na estrada, no trecho Campos-Rio de Janeiro-Campos, enfrentadas pelos diretores do Sintuperj realizando trabalhos na Alerj, no Palácio Guanabara e na Casa Civil. Tudo isso num cenário extremamente hostil de enfrentamento da pandemia de Covid-19, além dos mais variados riscos inerentes ao percurso.

Durante a assembleia, foi realizada uma coletânea dos resultados do trabalho resiliente e constante da Delegacia Sindical Sintuperj/Uenf, em parceria com a Reitoria, nos últimos anos, quais sejam:

– Cessão do desconto que vinha sendo realizado indevidamente no auxílio alimentação, com ação na Justiça pelo Sintuperj, onde foram restituídos os valores descontados para todos os servidores (técnicos e professores).

– Majoração do valor do Auxilio Alimentação para todos os servidores (técnicos e professores);

– Majoração do valor do Auxilio Creche para todos os servidores (técnicos e professores);

– Conquista do Auxilio tecnológico e do Auxilio Retorno durante a pandemia pelo Covid-19 para todos os servidores (técnicos e professores);

– Implementação do Auxilio Transporte para todos os servidores (técnicos e professores);

– Restituição do pagamento do percentual integral do adicional de insalubridade, para todos os servidores (técnicos e professores);

– Conquista do pagamento das progressões que estavam há anos travadas no governo, onde servidores técnicos e em sua maioria professores, foram contemplados com o pagamento.

– Conquista, junto ao Fosperj, do qual o Sintuperj é signatário, a garantia de reposição da inflação acumulada do período de 2017 a 2021, resultando no pagamento até o momento de 13,5% e a garantia, também em lei, da reposição da inflação do ano anterior;

– Implementação do auxílio educação para todos os servidores que fazem jus, técnicos e professores, que estão sendo pagos hoje, 03/08/2023;

– Implementação do auxílio saúde para todos os servidores que fazem jus, técnicos e professores, que estão sendo pagos hoje, 03/08/2023;

Plano de carreira

Foram dados informes sobre o Plano de Cargos e Vencimentos (o PCV), que se encontra na Casa Civil, aguardando o governo encaminhar para a Alerj. Sobre esse tema, foi feita uma explanação sobre as esferas técnicas e políticas que envolveram todas as conquistas até aqui, e que se mantém para a conquista da reformulação do nosso Plano de Cargos e Vencimentos. Foi solicitado aos presentes, que cada um busque o político que conhece, que recebeu seu voto, seja ele vereador ou deputado, para pedir apoio em nossa demanda.

A delegada sindical Neiva Haddad (à esq.) defendeu a união entre as categorias, a participação de todos na luta e a filiação de técnicos e docentes. O tema “filiação ao sindicato” foi recorrentemente abordado durante toda a assembleia.

Ao final da Assembleia, foi feito um pedido de atenção aos servidores no sentido de todos participarem das eleições para a Reitoria que ocorrem este ano, frequentando os debates, as sabatinas e ouvindo os candidatos. E assim buscar o melhor para o futuro da carreira dos técnico-administrativos, com a justa valorização e a real importância das relações humanas no ambiente de trabalho.

Uenf: 30 anos

Todos foram convidados pelos componentes da mesa, a se dirigirem ao Centro de Convenções onde ocorreu uma coletiva de imprensa da reitoria para apresentação da programação pelos 30 anos da UENF. Na ocasião, o Sintuperj foi convidado para fazer parte com uma fala e foi representado pelo coordenador Jurídico, Cristiano Maciel.

Os servidores presentes, agradeceram e parabenizaram durante a assembleia e ao final desta, por todo o trabalho que vem sendo realizado pela Delegacia Sindical Sintuperj/Uenf.  Em reconhecimento a esse trabalho e incentivados por inúmeras falas realizadas sobre a importância da sindicalização, vários presentes não filiados até aquele momento, se manifestaram sobre o entendimento da necessidade de se filiarem e somarem forças ao movimento sindical, não só em manifestações e lutas, mas também como filiados se intitulando, a partir daquele momento, como novos sindicalizados. Todos receberam calorosamente as boas vindas e os aplausos dos demais companheiros.