Em evento comemorativo de dois anos de PR-4, Sintuperj leva experiência de seu Pré-vestibular Social

A Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis da Uerj (PR-4) promoveu o evento “Política estudantil e ações afirmativas na Uerj: desafios e avanços, nesta segunda-feira (28/03). Além de comemorar os dois anos de criação da PR-4, o evento fez um balanço sobre as políticas de assistência estudantil e ações afirmativas.

O reitor da Uerj, Ricardo Lodi, afirmou que a permanência estudantil era uma das principais preocupações da universidade, e que, por essa razão, foi criada a PR-4. Lembrou ainda que os dois anos de pandemia, obrigando os alunos a terem de assistir aulas de forma remota, trouxeram uma dificuldade a mais para os estudantes em situação de vulnerabilidade social: a inclusão digital. Para superar essa adversidade, destacou, a universidade elaborou um plano de inclusão digital que distribuiu 10.000 tabletes e 12.000 pacotes de dados para estes estudantes, além da distribuição de um auxílio emergencial para os cotistas e alunos em vulnerabilidade social.

Carlos Eduardo, funcionário do Sintuperj, discorreu sobre o Pré-vestibular Social do Sintuperj, que após ser criado por ex-servidores para possibilitar aos trabalhadores a oportunidade de ingressar no ensino superior, foi expandido para a comunidade externa e atualmente comporta cerca de 450 estudantes. Destacou ainda que todos os professores são oriundos de universidades públicas, e passam por uma criteriosa entrevista para compreenderem a essência do projeto e a sua responsabilidade social. Anunciou ainda que existe a intenção de ampliar o projeto numa parceria com a PR-4.

Na imagem, Carlos Eduardo, a pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis, Cátia Antônia da Silva, a coordenadora geral do Sintuperj Regina de Souza e a coordenadora do Formação e Comunicação Sindical, Viviane Rodrigues.

O deputado estadual Carlos Minc também esteve presente ao evento.