Em reunião, enfermagem do Hupe rechaça fechamento do hospital e reafirma resistência

O corpo de enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj (Hupe) se reuniu na manhã desta segunda-feira, 24/07, no auditório da Unidade Neonatal, com o objetivo de apontar os rumos da unidade. Com a grave política de precarização imposta pelo Governo do Estado à Universidade, os trabalhadores rechaçaram a proposta de fechamento do hospital, reafirmando disposição para lutar e resistir diante dos ataques do governador Luiz Fernando Pezão.

Na reunião, que contou com a participação do diretor do Hupe, Dr. Edmar Santos, da coordenadora de Enfermagem da unidade, Rejane Araújo de Souza, e da diretora da Faculdade de Enfermagem da Uerj, Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, os profissionais da área de Enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, além de enfermeiros residentes) discutiram pontos como atendimento aos pacientes, escalas de trabalho com contingenciamentos e reorganização dos setores em condições de crise, com o objetivo de buscar forças contra o fechamento do Hupe, a exemplo do que ocorreu com outras unidades de saúde estaduais.

Durante a reunião, o coordenador geral do Sintuperj, Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho) fez uma fala apontando a força da categoria de enfermagem e suas conquistas históricas por meio do Hupe, e ressaltou que o fechamento da maior unidade de serviços de saúde da Uerj irá acarretar grandes perdas para os trabalhadores, e por conta disso, reafirmou a importância da comunidade interna do hospital resistir aos ataques do Governo do Estado.