Encontro Internacional Democracia e Igualdade recebe ex-presidente Lula no encerramento

Realizado na Uerj entre os dias 29 e 30 de março, o encerramento do Encontro Internacional Democracia e Igualdade ocorreu na Concha Acústica Marielle Franco e teve a participação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Diante de uma plateia lotada e ressaltando a temática sobre igualdade, Lula relembrou as diretrizes que nortearam as políticas durante os 14 anos de governo progressistas. Ele enfatizou que a América do Sul era a prioridade nas relações internacionais como uma forma de fortalecer mutuamente os países sulamericanos, bem como os do Caribe. “Fortalecemos o Mercosul, e nós expulsamos a Alca (Área de Livre Comércio das Américas, de forte influência estadunidense) […] Nossa relação com os países da América do Sul é tão importante quanto Europa ou os Estados Unidos”, defendeu

Da mesma forma, apontou para as relações com os países do continente africano, afirmando que todos os países, sejam desenvolvidos ou em desenvolvimento devem ser tratados da mesma forma. Nesse sentido, ele ainda reiterou que um dos maiores avanços nas relações entre os países sulamericanos foi a criação da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), pois incluía todos os países e partidos.

O ex-presidente reiterou que os países devem ser tratados com igualdade de condições, respeitando, inclusive, a integridade territorial de todos, e defendendo o fim da Guerra na Ucrânia. “O povo quer paz, emprego, educação, cultura, quer vida”, afirmou.

No tocante à desigualdade, Lula afirmou que não é normal que, com o avanço da Ciência e da Tecnologia e consequente capacidade de produção de alimentos acima da demanda populacional, existam milhões de pessoas passando fome no mundo. Em paralelo, fez duras críticas à grande acumulação de riquezas de empresários do ramo de aplicativos de delivery em detrimento das péssimas condições de trabalho e de vida dos entregadores, sem nenhuma segurança social. “O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos. O maior produtor de proteína do mundo, não é possível ver pessoas correndo atrás de caminhão de lixo pegando carcaça de frango. Não é falta de alimento, é falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse país”, indignou-se.

Lula acrescentou ainda que “os estudantes têm que ser indignar com o que está acontecendo com a Educação”, pois “isso vai refletir no futuro” deles. “Um país que tem dívida ativa de quase R$ 2 trilhões, por que não pode segurar dívida de estudante [em referência ao Fies]? Investir na Educação é o mais barato e o que traz mais futuro”, asseverou.

Por fim, criticou ainda a solução simplista do governo em termos de Economia, cuja política é voltada primordialmente, e quase exclusivamente, para a privatização. “Quem não sabe governar só quer vender o que tem. Não fazem Economia para o povo. Fazem Economia pensando em vender. Criam a narrativa de privatizar para ter concorrência e reduzir preço. Depois de vender a BR [Distribuidora], empresas importam gasolina dos EUA. Se importam em dólar, tem que pagar em dólar. Temos que abrasileirar os preços das coisas”, finalizou.

As coordenadoras gerais do Sintuperj Cassia Gonçalves e Regina de Souza, e o conselheiro universitário Jorge Luís Mattos (Gaúcho) estiveram presentes e acompanharam todo o evento.