Em cerimônia no Teatro Odylo Costa, filho, Ricardo Lodi transmite o cargo de reitor da Uerj a Mario Sergio Alves Carneiro

A tarde desta quinta-feira, 31/03, foi marcada pela transmissão do cargo de reitor da Uerj. Em cerimônia realizada no Teatro Odylo Costa, filho, Ricardo Lodi Ribeiro deixou o principal cargo executivo da Universidade, que passa a ser ocupado por seu vice, Mario Sergio Alves Carneiro. O evento contou com a presença de diversos representantes de setores e unidades da Uerj. O Sintuperj esteve no evento com as coordenadoras gerais Cassia Gonçalves Santos da Silveira e Regina de Fátima de Souza e com a coordenadora de Administração e Finanças Neuza Maria da Conceição. Também esteve presente o ex-coordenador geral do Sintuperj e atual conselheiro universitário da bancada dos técnicos Jorge Luis Mattos de Lemos (Gaúcho).

No início da cerimônia, a palavra foi passada para o reitor Ricardo Lodi Ribeiro, que ressaltou que a escolha por deixar o cargo para travar novas lutas não foi fácil, e passou a relatar todos os esforços feitos pela Uerj durante o período de sua gestão. Iniciado em 2019, em dificuldades financeiras, o trabalho feito para atender as demandas de estudantes, técnico-administrativos e docentes se tornou aquilo que denominou “pequena revolução da Uerj”, garantindo direitos e investimentos para o crescimento da instituição. Especificamente sobre os técnico-administrativos, Lodi ressaltou que foi encaminhado ao Governo do Estado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), com a promessa do Executivo estadual de empenho máximo para sua aprovação e implantação, assim como a concessão e correção dos valores de auxílios no período de pandemia e na superação da mesma.

Ricardo Lodi ressaltou que a maior vitória da Uerj nesses últimos anos é a mudança de visão da população do Rio de Janeiro sobre a Universidade, que hoje não é vista como uma “ilha” de cursos universitários, mas uma promotora de desenvolvimento e políticas públicas para o crescimento do povo fluminense, e ressaltou que a Universidade continuará um espaço amplo, democrático, plural, inclusiva e de excelência. O reitor finalizou agradecendo a colaboração do Governo do Estado, da Alerj, do Sintuperj, da Asduerj e do DCE, que foram primordiais para a recuperação e o crescimento da Uerj.

Após a fala de Ricardo Lodi, a palavra foi passada para a reitora da Uezo, Luanda Moraes, que ressaltou a luta conjunta de Uerj e de Uezo, que hoje também é Uerj, e essa caminhada conjunta foi primordial para que a Uezo pudesse ter forças para travar suas lutas. Luanda também apontou a colaboração irrestrita de Ricardo Lodi e de Mario Carneiro, que são companheiros significativos e reforçam a imagem da esperança e o comprometimento dos servidores públicos estaduais com a população fluminense e com suas atribuições. A reitora da Uezo também se colocou à disposição para colaborar com esse novo processo, que é a gestão do reitor Mario Carneiro, buscando sempre a união e a promoção das políticas públicas da Uerj.

O professor Domenico Mandarino, assessor especial do gabinete da reitoria da Uerj, também foi convidado e iniciou sua fala apontando que as instituições universitárias só irão sobreviver às adversidades políticas e sociais se tiverem a capacidade de inovar, e essa é a melhor forma de expressar a atuação de Ricardo Lodi à frente da Uerj. Para Mandarino, os últimos dois anos e três meses de gestão serviram para corrigir os rumos a instituição para enfrentar os desafios do século 21, fazendo com que a Uerj seja reconhecida fora de seus muros. Finalizando, Mandarino exaltou a figura do professor Mario Carneiro, sua ética e honestidade, com a certeza que o mesmo seguirá os rumos de Ricardo Lodi.

O professor Lincoln Tavares, Pró-Reitor de Graduação (PR-1), apontou que esse momento de passagem de reitoria tem a ver com um processo de construção da Universidade, e ressaltou o prazer que é trabalhar com o reitor Ricardo Lodi, com uma relação de camaradagem, troca, escuta e diálogo. Lincoln ponderou que é necessário aprender com as oportunidades, e que essa oportunidade de novos horizontes de Ricardo Lodi caminham com os ideais de liberdade e luta.

Em seguida, o Pró-Reitor de Pós-Graduação (PR-2), Luiz Augusto Mota, fez uma analogia com séries de TV e apontou que a saída de Ricardo Lodi é um encerramento de temporada com a ida do protagonista. No entanto, a Uerj é um espaço que toda a comunidade é protagonista e o crescimento da Uerj nesta nova temporada é a continuação de um sonho que é uma universidade forte. Visivelmente emocionado, Mota agradeceu a parceria e a colaboração de Ricardo Lodi e Mario Carneiro por todo o trabalho e os esforços feitos para a melhoria de todos os indicadores de Pós-Graduação da instituição.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PR-3), Claudia Gonçalves de Lima, exaltou o amor, a confiança e o carinho que tem por Ricardo Lodi, e mesmo nos momentos de divergência as arestas foram aparadas com base no diálogo e no respeito incondicional. Claudia ressaltou o espírito incansável do reitor na busca da valorização da extensão universitária, que são formas de garantir direitos nos territórios mais vulneráveis da nossa sociedade e a atuação em defesa da vida e da liberdade. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura ressaltou ainda que apesar da enorme carga de trabalho a felicidade de realizar dá a força e a vontade para continuar, e nesse sentido o vice-reitor Mario Carneiro foi fundamental para manter viva essa chama.

A Pró-Reitora de Políticas e Assistência Estudantil (PR-4), Catia Antonia da Silva, ressaltou a emoção do momento e apontou que aceitou o convite para atuar como assessora e posteriormente a Pró-Reitoria por acreditar no projeto de Ricardo Lodi, avaliando a crise pela qual a Universidade passava e como ela poderia ser superada. Catia exaltou a força do reitor da Uerj para enfrentar os desafios, aliando vontade e carisma. A Pró-Reitora também exaltou o novo reitor, Mario Carneiro, avaliando que o mesmo é outra força que alia o poder analítico com o conhecimento para seguir a caminhada da Uerj rumo ao crescimento e ao desenvolvimento.

O Pró -Reitor de Saúde (PR-5), Rogério Lopes Rufino Alves, apontou que a interrupção do mandato de Ricardo Lodi se dá por sua grandeza e pelas batalhas travadas pelo mesmo pela Uerj e pela população do Estado do Rio de Janeiro durante a pandemia. A atuação de Lodi de dialogar com os diferentes e com quem tem pensamentos opostos, segundo Rufino, é uma das principais habilidades que faz com que Lodi seja um grande gestor, sempre com base no respeito. O Pró-Reitor listou diversas conquistas na área de serviços de saúde da Uerj, que cresceu qualitativamente e quantitativamente na gestão de Ricardo Lodi, vitórias que ocorreram por conta do equilíbrio e da capacidade de diálogo do mesmo.

Após as intervenções dos Pró-Reitores da Uerj, a diretora do Centro de Tecnologia e Ciências (CTC), Nádia Pimenta Lima, fez uma fala em nome dos diretores de Centros Setoriais, e ressaltou que a colaboração entre todos os entes, dos diretores de centros com a Administração Central, é imprescindível para o crescimento da instituição. Nádia reafirmou o compromisso de colaboração com o reitor Mario Carneiro, com o otimismo de quem acredita no êxito de construir uma universidade pública de excelência.

Após a leitura do termo de posse e da investidura no cargo, a palavra foi passada para o novo reitor da Uerj, Mario Sergio Alves Carneiro, doutor em Periodontia pela Universidade e professor adjunto da Faculdade de Odontologia. O novo reitor começou sua fala apresentando sua trajetória na instituição, e afirmou que pretende seguir trabalhando num projeto de universidade pública, forte e popular. Mario apontou que não esperava assumir a reitoria da Uerj, mas o momento é a realização de um sonho. Para o reitor, a Universidade é um lugar de afeto, que faz parte da formação de sua família, uma instituição que resiste, se reinventa e se reafirma continuamente.

Em seguida, Mario Carneiro abordou sua relação com Ricardo Lodi, um homem com visão estratégica que abriu várias portas para a Uerj e nas palavras do novo reitor ensinou muito com sua capacidade, e seguiu exaltando a comunidade uerjiana, que dedicou suas vidas no período de pandemia de Covid-19 arriscando suas vidas para manter em funcionamento os serviços essenciais da Universidade. Mario ressaltou que Lodi é um amigo e desejou sorte nos novos desafios.

Finalizando, Mario Carneiro abordou o futuro e ressaltou que espera manter o bom relacionamento com o Governo do Estado, e se comprometeu a entregar todos os compromissos assumidos pelo reitor Ricardo Lodi. A Universidade seguirá assumindo seu protagonismo não só como um espaço de formação de saberes, mas como promotora de políticas públicas e de desenvolvimento da sociedade, encarando com coragem os novos desafios como a expansão estratégica, a recuperação física das instalações, dentre outros pontos.