Moção de apoio aos trabalhadores das universidades públicas federais brasileiras e aos movimentos de greve

Nós, servidores técnico-administrativos da Uerj, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio de Janeiro – SINTUPERJ – em 07/03/2024, encaminhamos e aprovamos moção em defesa da luta dos servidores técnico-universitários federais e suas decisões soberanas de deflagração de greve para lutar por seus direitos.

Atualmente, os servidores técnico-universitários das instituições de Ensino Superior federais possuem o pior piso do funcionalismo ligado à União. A luta dos trabalhadores por respeito e por sua valorização é legítima, assim como as reivindicações das categorias ligadas às universidades federais. Dentre as pautas exigidas pelos servidores estão: recomposição salarial; reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação; adoção da jornada de 30 horas semanais; e revogação da Reforma Administrativa. Mas as pautas não visam apenas os direitos dos trabalhadores, como também a evolução da gestão pública e o retorno dos investimentos para que as instituições de Ensino Superior federais possam continuar seguindo sua vocação de incentivar o ensino, a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico do país.

Recursos para garantir a valorização dos trabalhadores da União não faltam. O Governo Federal anunciou no ano de 2023 investimentos nos setores do agronegócio (R$ 364 bilhões para o Plano Safra no ano de 2024) e da indústria (R$ 300 bilhões para o programa Nova Indústria Brasil até o ano de 2026). Mas a condução do Ministério da Economia comandado por Fernando Haddad, que estrangulou o poder de investimento do governo com a Reforma Administrativa e a meta de déficit zero a qualquer custo, faz com que os trabalhadores do serviço público federal paguem pelo déficit nas contas públicas. A política neoliberal da equipe econômica do Governo Lula vai de encontro com as promessas feitas pelo mesmo durante a campanha eleitoral de 2022.

Por conta disso, nós, servidores técnico-administrativos da Uerj reunidos em assembleia, nos colocamos solidários às trabalhadoras e trabalhadores das mais de 40 universidades públicas federais que deflagraram suas greves. Suas lutas e pautas são justas, da mesma maneira que nossas bandeiras de luta como servidores públicos estaduais também são. Que as trabalhadoras e trabalhadores federais conquistem suas pautas e alcancem a justa vitória em seus pleitos. Somos nós que proporcionamos a evolução do Brasil com nosso trabalho e nossa dedicação.

Rio de Janeiro, 07 de março de 2024.