Movimento 8M leva mobilização por direitos femininos às ruas do Centro do Rio

Contra todas as formas de violência à população feminina, o Movimento 8M lotou as ruas do Centro do Rio de Janeiro no Dia Internacional das Mulheres (08/03).

A concentração do ato público ocorreu na Candelária no final da tarde e foi marcada por diversas manifestações contra o extermínio da população palestina pelo exército israelense, cuja maioria das mais de 30.000 mortes são de mulheres e crianças.

A ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada em 2018, também foi amplamente lembrada como um símbolo da violência gênero que atinge principalmente as mulheres negras.

Muitas crianças participaram da manifestação, evidenciando que a luta pela construção de uma cultura que privilegie a igualdade de gênero é um processo educacional que se inicia desde cedo.

Além disso, contou com a adesão de homens, reforçando que o combate à violência de gênero é dever de todos. Os atos discriminatórios não são isolados e pavimentam o caminho para os demais, resultando na violação de direitos fundamentais.

Pelo Sintuperj, estiveram presentes a coordenadora de Formação e Comunicação Sindical, Bianca Mantovani, a coordenadora geral Cassia Gonçalves; e a coordenadora geral Regina de Souza.