Nota contra o Avanço da Violência

Os servidores técnico-administrativos da Uerj, reunidos em assembleia no último dia 31 de outubro de 2023, aprovaram a seguinte nota:

Nas últimas semanas, a violência urbana no Estado teve uma escalada. Vários conflitos entre grupos milicianos e policiais colocam medo em nossa população e, como parte dela, na comunidade da UERJ. Esses confrontos são resultado de anos de abandono das áreas mais pobres do nosso Estado, que foram tomadas por grupos criminosos, inclusive, com a participação de membros do Estado e da própria Polícia. Para “combater” esses grupos, os governos apostaram na lógica da guerra e da militarização da Segurança Pública, gastando bilhões de reais todos os anos e gerando como resultado somente a criminalização da pobreza, genocídio da juventude negra e inviabilização de acessos a direitos básicos à população, como Saúde e Educação, em função das guerras entre facções, milicianos e operações policiais, como as que impactaram a nossa comunidade na última semana.

É primordial mudarmos a lógica de segurança que impõem um controle social à população mais pobre. O povo do Estado do Rio de Janeiro precisa de mais investimentos em Saúde, Educação, Assistência Social e moradia, pois só assim, e não financiando uma guerra urbana sem fim, que teremos nossos direitos e dignidade garantidos.

Pelo fim da guerra aos pobres!