NOTA DE ESCLARECIMENTO: Sintuperj não solicita colaboração financeira para a realização de atos ou quaisquer outras mobilizações

O Sintuperj, Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais, entidade que representa os trabalhadores de Uerj e de Uenf, recebeu informações de servidores da Uerj de que há uma suposta “Plenária dos Técnicos” solicitando depósitos em conta para a arrecadação de dinheiro, e que este seria utilizado para patrocinar a realização de ato. Essa informação causou confusão em alguns trabalhadores, que foram ao sindicato questionar se a entidade estava solicitando algum tipo de contribuição extra.

O Sintuperj esclarece que a manutenção financeira da entidade é feita única e exclusivamente através da contribuição espontânea de seus filiados, que contribuem voluntariamente com 1,5% (um e meio por cento) de seus salários-base para a manutenção da mesma. Reforçamos e reafirmamos que não solicitamos qualquer tipo de contribuição financeira extra para a realização de mobilizações (assembleias, atos demais atividades de luta) da categoria.

Reforçamos ainda que são feitas periodicamente assembleias de prestação de contas para a apresentação dos balanços financeiros do sindicato por semestre, aberta para a participação de todos os servidores sindicalizados.

Diretoria Executiva do Sintuperj

Quadriênio 2023-2026