Pré-Vestibular Social do Sintuperj participa de terceiro dia de atividades do projeto Vem Pra Universidade

O Sintuperj participou na tarde desta quinta-feira, 17/08, do terceiro dia de atividades do Projeto Vem Pra Universidade. O evento, que é promovido por estudantes da Uerj com apoio das Pró-Reitorias de Graduação (PR-1), de Extensão e Cultura (PR-3) e de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4), foi realizado no Teatro Odylo Costa, filho, Campus Maracanã da universidade, e tem como objetivo possibilitar que estudantes da comunidade externa possam se preparar para as provas de Vestibular não só da Uerj, mas de outras instituições e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), recebendo aulas com conteúdos programáticos de diversas disciplinas.

O Sintuperj foi representado pela coordenadora de Formação e Comunicação Sindical Bianca Mantovani e pelo secretário do projeto, Carlos Eduardo Silva de Lourdes, que fizeram uma fala de boas vindas na abertura do terceiro dia do projeto. Em sua explanação, Bianca fez uma breve apresentação na qual abordou a missão, os valores e o trabalho realizado pelo Pré-Vestibular Social, que neste ano de 2023 completa 25 anos de atividades. A coordenadora do Sintuperj também chamou atenção para o novo site do projeto, que foi lançado em cerimônia realizada na tarde da última quarta-feira, 16/08, e que será mais do que um espaço para a divulgação de notícias do projeto, mas uma multiplataforma que alia a capacitação com análise crítica da realidade para que os estudantes possam refletir sobre o mundo que os cerca.

Após a apresentação de Bianca Mantovani, o secretário do Pré-Vestibular Social do Sintuperj Carlos Eduardo Silva de Lourdes também fez uma breve explanação na qual abordou todos os passos para que os candidatos que estão estudando para as provas de vestibulares possam se inscrever no projeto. Aproveitando que muitos dos participantes presentes no evento estão estudando por conta própria  de maneira independente, Carlos Eduardo esclareceu sobre o processo de seleção do pré, que tem início sempre no mês de novembro, mas ressaltou que as portas do projeto estão sempre abertas para os estudantes que desejam iniciar sua preparação para a conquista de uma vaga no Ensino Superior. O secretário do Sintuperj apontou ainda a importância de uma formação que alia os conteúdos programáticos dos concursos com visões de mundo e práticas que são levadas para a vida cotidiana, trabalho promovido e missão defendida pelo Pré-Vestibular Social do Sintuperj desde o seu início.

O Projeto Vem Pra Universidade ofereceu em três dias, 15,16 e 17/08, conteúdos programáticos das disciplinas de História, Geografia, Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa, Biologia e Linguagens, com professores ligados a Uerj, a demais instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro e também de docentes que participam de iniciativas de pré-vestibulares comunitários e sociais no Estado.