Pré-Vestibular Social do Sintuperj promove evento especial em celebração ao mês da mulher e debate opressões de gênero

O Pré-Vestibular Social Sintuperj irá promover no próximo dia 26/03, às 13h, o evento “As opressões de gênero que perpassam o tempo: diálogos, relatos, impactos, ações e soluções contra a violência.”. A atividade faz parte das comemorações do mês da mulher e contará com a participação da escritora Andrea Viviana Taubman, de Clatia Vieira, vice-presidenta do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres da Cidade do Rio de Janeiro (CODIM-RJ), e de integrantes do projeto Vem Pra Uerj (VPU) e do projeto Empoderadas RJ.

Na programação estão incluídas uma palestra e um workshop sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, com o ensino de técnicas de autodefesa. Também haverá um espaço com sessão de autógrafos do livro “Não me toca, seu boboca!”, da escritora Andrea Viviana Taubman. A obra é resultado da tese de mestrado da autora pela Uerj, e estará à venda durante o evento. Além dessas atividades, inda haverá uma sessão de autocuidado com Ana Cristina Fonseca e Elisangela de Fátima, consultoras da empresa Mary Kay.

O debate será no Auditório 13, 1º andar, bloco F do campus Maracanã da Uerj. O endereço é Rua São Francisco Xavier, nº 524, no Maracanã. A participação é aberta a todas as mulheres da universidade, e o público-alvo do são alunos do Pré-Vestibular Social, comunidade uerjiana, comunidade externa e demais pessoas interessadas no tema.

Confira os perfis das palestrantes do evento:

Andrea Viviana Taubman

Andrea é formada na área de Química, mas é escritora por vocação, além de especialista em tradução de espanhol e mestra em Linguística. Atuando nas áreas de literatura Infantil e Juvenil com foco na proteção integral das infâncias e adolescências, é autora de 23 livros publicados, com destaque para “O menino que tinha medo de errar” e “Não me toca, seu boboca!”. Vencedora do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, também faz parte da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes e ocupa a cadeira número 21 da Academia Teresopolitana de Letras desde o ano de 2015.

Clatia Vieira

Clátia é bacharel em Direito formada pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas e mestranda no Programa Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) do CEFET/RJ. É integrante da coordenação Ampliada do Fórum Estadual de Mulheres Negras/RJ e do colegiado do Fórum Permanente de Diálogos com as Mulheres Negras do Estado do Rio de Janeiro, criado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Atualmente exerce o cargo de vice-presidenta do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres da Cidade do Rio de Janeiro (CODIM-RJ).

Projeto Vem Pra Uerj (VPU)

Criado no ano de 2022, o Projeto Vem Pra Uerj tem o objetivo de pensar a inserção dos estudantes de Ensino Médio da rede estadual nas universidades públicas através de ações educativas e visitas pedagógicas. Organizado pelas estudantes da Uerj Isabela Vieira (Ciências Sociais), Letícia Hagler (História), Polyana Mello (Turismo) e Vitória Torres (Geografia), a iniciativa conta com dinâmicas como visitas guiadas e aulões temáticos, além de disponibilizar informações sobre todo o processo de inscrições e acompanhamento dos editais do processo seletivo de Vestibular da Uerj.

Projeto Empoderadas RJ

O Programa Empoderadas foi criado no ano de 2019 pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos como uma das iniciativas do Programa Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio no Estado do Rio de Janeiro. Visando promover a igualdade de gênero, o programa oferece treinamento em técnicas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres e identificação dos sinais da violência nas situações do cotidiano, além de uma rede multidisciplinar de acolhimento e cursos profissionalizantes. O objetivo é possibilitar a interrupção do ciclo de violência e fortalecer a autonomia financeira das mulheres.


PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DO SINTUPERJ PROMOVE:

As opressões de gênero que perpassam o tempo: diálogos, relatos, impactos, ações e soluções contra a violência.

Data: Dia 26/03/2024 (terça-feira).

Horário: Das 13h às 17h.

Local: Auditório 13 – 1º Andar – Campus Maracanã da Uerj.

Organização: Pré-Vestibular Social do Sintuperj – Coordenação de Formação e Comunicação Sindical.